Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.09.22 - 09h37

Recife Cuida nos Bairros realizou mais de 7,7 mil atendimentos de saúde no bairro da Mangabeira neste fim de semana

img_alt

Ao longo dos dois dias de ação, a população da cidade teve acesso, sem necessidade de agendamento, a consultas, exames e vacinação, entre outros serviços. (Foto: Dondinho/PCR)

 

Em mais um fim de semana voltado para a saúde da população recifense, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município realizou, nestes sábado (24) e domingo (25), mais de 7,7 mil atendimentos durante a terceira edição do Recife Cuida nos Bairros, que aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade. Consultas, exames, vacinação e entrega de medicamentos estavam entre os serviços ofertados nos dois dias. A expectativa é que, a cada fim de semana, a iniciativa percorra uma comunidade diferente da capital pernambucana.

O Recife Cuida nos Bairros tem como objetivo ampliar o acesso dos recifenses aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede Municipal. O projeto faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024.

Ao longo dos dois dias de ação, foram ofertadas, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista. Além disso, a Sesau realizou exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19 e  atualização do cartão de vacinação.

Ao todo, foram mais de 1,2 mil consultas com clínico geral, oftalmologista e dermatologista; mais de mil testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19; 1.270 acolhimentos em enfermagem e saúde bucal; mais de 1.100 aferições de sinais vitais; 450 imóveis inspecionados pela Vigilância Ambiental; quase 400 doses de vacinas aplicadas; mais de 200 exames de mamografia e preventivo ginecológico; mais de 140 encaminhamentos para consultas e exames.

Também foi possível receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental. Além disso, profissionais da Secretaria da Mulher estiveram, nos dois dias, oferecendo orientação sobre violência doméstica. No evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. 

A população também pode ter acesso à avaliação física e atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics). No local, também foi montada uma tenda de cuidados, onde os usuários puderam participar de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias houve uma programação voltada para crianças, com recreação infantil.

ASSUNTOS: