NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.11 - 18h47

Escola Municipal Almirante Soares Dutra ganha horta comunitária

Por Suzan Vitorino

[caption id="attachment_8140" align="alignright" width="334" caption="Luciano Ferreira"][/caption]

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura do Recife inaugurou a sétima horta comunitária da rede municipal de ensino. Desta vez, a escola beneficiada foi a Almirante Soares Dutra, no Cabanga. A ação tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a adotar uma alimentação melhor, com a inclusão de verduras e hortaliças.

Para a diretora de Alimentação Escolar do Recife, Teresinha Pimentel, além da mudança dos hábitos alimentares, o cultivo da horta estimula um futuro mais saudável para os pequenos. “As crianças aprendem que com o consumo desses alimentos se tornarão adultos e idosos mais saudáveis, com menos doenças, e transmitirão estes conhecimentos para os amigos e familiares”, afirmou.

A cerimônia de inauguração da nova horta contou com a apresentação da peça teatral “Amigos da Natureza”, encenada pelos estudantes da Escola Soares Dutra, em que os personagens eram hortaliças e verduras. “Seja amigo da natureza, não jogue lixo no chão; ajude nossa horta a fazer a plantação”, foi um dos refrões cantados pelos alunos, com idades entre 5 e 12 anos. Depois, houve um momento pedagógico, onde foram sinalizadas quais sementes seriam plantadas e os benefícios que o consumo de vegetais traz para o desenvolvimento do organismo. 

O estudante Luís Rodrigues, 10 anos, participou da peça e aprendeu várias lições. “Aprendi a comer mais salada e a importância de preservar a natureza”, ressaltou o jovem. Com a ajuda do técnico agrícola Diego Oliveira e da horteira Edileuza Silva, mãe de dois alunos da unidade de ensino, as crianças plantaram alface, coentro, cebolinha, beterraba, rabanete e salsa.

De acordo com Diego, o envolvimento dos educandos é muito grande. “Os estudantes querem ajudar. Já orientei a implantação de uma horta na Escola Municipal Cecília Meireles e eles pediram sementes para plantar em casa”, explicou. Após a colheita, os produtos serão consumidos na escola. 

Além de focar o consumo de alimentos naturais, o cultivo das hortaliças põe em prática os assuntos discutidos em sala de aula. A Matemática, por exemplo, é abordada através da Geometria, já que os vegetais possuem formas geométricas. A preservação do meio ambiente é estudada em Ciências e a Língua Portuguesa é ensinada através da produção de relatórios sobre o crescimento das sementes. 

Projeto - O projeto Hortas Comunitárias Escolares é uma parceria da Prefeitura do Recife, através da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial), da Secretaria de Educação, esporte e Lazer (Seel) com a ONG Inmed Brasil e Fundação Kraft Foods, apoiados pelo programa Ação Saudável, do Ministério da Educação (MEC).