NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.11 - 17h57

PCR comemora Dia da Saúde da Mulher no Curado

Ações foram realizadas na Unidade de Saúde planeta dos Macacos I

Por Victor Ferreira

A Prefeitura do Recife comemorou, nesta quarta-feira (26), o Dia da Saúde da Mulher. A coordenação de saúde da mulher do Distrito Sanitário V organizou um evento com palestras e exames clínicos na Unidade de Saúde Planeta dos Macacos I, localizada no Curado.

Além de palestras educativas sobre planejamento familiar, importância do exame citológico e o alto exame de mama, a população teve acesso à realização de exames de citologia oncótica (prevenção ao câncer de colo de útero), exames clínicos de mamas, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicose e todas as vacinas para crianças, adultas e gestantes.

As palestras foram ministradas por agentes de saúde da unidade e pela coordenação de saúde da mulher do distrito. Após as palestras, as mulheres receberam preservativos e participaram de sorteio de camisetas e brindes.

A coordenadora de saúde da mulher do Distrito Sanitário V, Elizabete Oliveira, falou que o principal objetivo do evento maior é a intensificação do exame de citologia. “É necessário que as mulheres aprenderem a se prevenir do câncer do colo do útero. Estamos fazendo isso, principalmente, porque este exame não é muito realizado na unidade”, falou Elizabete.

A enfermeira da coordenação de Saúde da Mulher do Distrito Sanitário V, Jaqueline Carneiro, foi quem apresentou uma das palestras. “A intenção é mobilizar a comunidade para a prevenção das doenças, e também fazer com que elas sejam multiplicadoras destas ações”, disse Jaqueline.

A comunidade ficou bastante satisfeita com a ação. “Um evento como este é muito bom, porque aprendemos sobre os exames de prevenção. Sempre temos medo deste tipo de exame, mas depois das explicações, a gente vê que não é um bicho de sete cabeças”, falou a moradora do bairro, Roseli Silva, de 28 anos