NOTÍCIAS

| 26.10.12 - 13h38

17º Festival Internacional de Dança oferece cinco apresentações nesta sexta-feira (26)

Penúltimo dia da programação traz espetáculos de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, França e Espanha

O 17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) oferece diversas apresentações nesta sexta-feira (26), cujos ingressos têm preços populares, apenas R$ 5,00, e ocupam os principais teatros da cidade. A programação, que termina neste sábado (27), está disponível no site do festival.

O FIDR é realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, e conta com o patrocínio da Petrobrás, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Funarte. Este ano, o evento tem o apoio cultural do Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Instituto Francês e Consulado Geral da França para o Nordeste.

No Teatro Apolo, Adilson Machado e Maria Carolina Vieira (SC) apresentam "Ruínas" às 18h. O francês Selim Ben Safia traz ao Teatro Hermilo Borba Filho o espetáculo "Je ne me raconnais plus". Em 25 minutos, o bailarino recria uma linguagem coreográfica a partir de uma reinvestigação do corpo. Em seguida, apresenta "Smurfeddin",quando mostra que a dança não é feita apenas de movimentos, mas também de posições e posturas que redesenham a silhueta e a metamorfoseiam.

O pernambucano Ivaldo Mendonça volta a se apresentar em "Encontro Oposto - Três movimentos em um ato!”, agora no Teatro Barreto Júnior, a partir das 20h. Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea que tem como eixo central questões de gênero e sexualidade. O espetáculo propõe uma reflexão sobre o processo de descoberta, camuflagem e aceitação da sexualidade do individuo em que o guia de pesquisa da criação é a relação entre o sexo oposto e suas diversas representações que ele pode assumir na sociedad.

No mesmo horário, quem preferir ir ao Teatro de Santa Isabel vai poder conhecer mais uma apresentação do projeto “Madrid Dances in... Recife”. É o "Jovato’s Dreams", da companhia Larumbe Danza, da Espanha. Os bailarinos Juan de Torres e Daniela Merlo se juntam ao ator José Navío para falar do tempo, com um toque de humor. "Jovato" é uma expressão de Buenos Aires usada para um jovem com espírito velho ou bem velha com espírito jovem.

Na Zona Sul, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, um pouco mais tarde, às 21h30, três bailarinos da Cia. Suspensa, de Minas Gerais, sobem ao palco para apresentar “De Peixes e Pássaros”. O espetáculo foi inspirado em imagens e pinturas de Marc Chagall e situações-memórias dos intérpretes criadores. As “paisagens” chagallianas, assim como as cenas que dividem o espetáculo, são povoadas por personagens que voam, seres que se metamorfoseiam em pássaros, peixes, e touros, homens e mulheres em festa ou luto; artistas de circo, bailarinas e músicos, configurando universos de humor e melancolia, fuga e leveza.