NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.12 - 19h34

Jovens agentes de leitura participam de formação

Após o curso, cada agente terá o desafio de cadastrar 25 famílias para quem deverão estimular o prazer de ler

[caption id="attachment_27727" align="alignleft" width="334"] Após o curso, cada agente terá o desafio de cadastrar 25 famílias para quem deverão estimular o prazer de ler. Foto: Antônio Tenório[/caption]

O Projeto Agentes de Leitura está formando jovens para ampliar as ações de democratização do acesso ao livro nas comunidades do Recife. A formação dos 28 novos agentes de leitura foi iniciada na última segunda-feira (22) e segue até 08 de dezembro. O curso está sendo realizado no Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação do Município, no prédio onde funcionou o Colégio Nóbrega. A primeira e segunda fase da formação é ministrada pelo educador Hugo Monteiro, integrante da Cátedra Unesco do Livro e Leitura e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A terceira e quarta fase da formação será ministrada pela educadora Carmem Bandeira.

Nesta sexta-feira (26), o professor Hugo Monteiro realizou atividade de compartilhamento de experiências com os jovens que futuramente terão o papel de disseminar o hábito da leitura. Cada pessoa fez um desenho ou pequena escultura com massa de modelar que simbolizasse uma experiência pessoal de leitura. Em seguida formaram um círculo com todas as obras, onde cada um falou a partir de memórias sobre um livro.

Na roda, surgiu Dom Casmurro, de Machado de Assis; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato; e Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, entre outras obras, todas permeadas por lembranças pessoais. “Aqueles que não leram Machado de Assis e Clarice Lispector, devem ler, pois são escritores importantes para a Literatura Brasileira”, estimulava o professor, após o comentário de cada jovem.

Após a formação, cada agente de leitura terá o desafio de cadastrar 25 famílias moradoras da sua RPA, para quem deverão estimular semanalmente o prazer de ler. O projeto Agentes de Leitura é realizado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife em parceria com o Ministério da Cultura e tem como objetivo de democratizar o acesso ao livro e proporcionar a formação leitora de comunidades do Recife por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias, entre outras atividades.

O projeto Agentes de Leitura está em atividade desde maio deste ano e conta com 26 jovens atuando em parceria com escolas, biblioteca e instituições comunitárias. Semanalmente, os jovens atendem 650 famílias nas seis RPAs da cidade.