Juntos pela Escola integra centenas de famílias no Recife
Projeto da PCR realizado com apoio de empresários locais chegou a sua 3º edição neste sábado (26)
Centenas de famílias lotaram as quatro escolas municipais participantes da terceira edição do projeto Juntos pela Educação, da Prefeitura do Recife em parceria com empresários locais. O prefeito Geraldo Julio percorreu as unidades Nilo Pereira (Casa Amarela), Municipal da Iputinga e Professor Florestan Fernandes (Ibura) e foi recebido com entusiasmo pela comunidade escolar, que também se mobilizou na Escola Maria Sampaio Lucena, na UR-1. Serviços gratuitos de emissão de documentos, atendimento odontológico, cadastro no Programa Bolsa Família e brinquedos infláveis foram as atrações mais procuradas por estudantes, famílias e demais moradores.
O Juntos pela Escola acontece no último sábado de cada mês, desde agosto último, e já virou sucesso nas escolas com turmas do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino do Recife. "É uma oportunidade de juntar a escola com as pessoas que vivem no seu entorno: tem lazer para as crianças e serviços para os adultos. Por isso, é importante que a comunidade esteja integrada, porque essa integração com certeza melhora a qualidade da educação", ressaltou Geraldo Julio.
Na Escola Nilo Pereira, a Banda Fanfarra recebeu o prefeito, que depois acabou entrando na roda de ciranda formada pelas alunas da unidade. Um grupo de frevo recepcionou Geraldo Julio na Escola Municipal da Iputinga, onde ele conferiu a alegria das crianças que se esbaldavam nos brinquedos infláveis montados na quadra poliesportiva da unidade. Já na Escola Professor Florestan Fernandes, o gestor visitou os serviços de corte de cabelo, manicure, maquiagem, emissão de carteira de identidade e oficina de brigadeiro.
A criançada também se divertiu com pintura no rosto, contação de histórias, cineminha, recreação, sala de artes e oficina de circo. Todos os participantes ganharam lanche, como a estudante Vitória Maria, 13 anos, do 5º ano da Escola Nilo Pereira, que não costumava ir ao local nos fins de semana. "Quero aproveitar tudo, mas principalmente o pula-pula", contou a aluna, que passou a manhã de sábado na escola com os vizinhos e colegas.
Além de mobilizar a Secretaria de Educação do Recife, o Juntos pela Escola conta com a atuação das secretarias municipais de Governo, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O Governo do Estado de Pernambuco apoia o projeto por meio da Secretaria de Defesa Social. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também é parceiro, assim como a Faculdade de Odontologia do Recife (FOR).
O projeto tem atraído até mesmo quem reside em bairros mais distantes das escolas participantes, como a diarista Ilza Maria Paixão, 39, que saiu dos Aflitos para Casa Amarela no intuito de se cadastrar no Bolsa Família, se consultar com um dentista e levar a filha Maria Elisa, 4 anos, para brincar. "É bom ter tudo isso num lugar só", avaliou. Leonice Vieira, 47, do bairro do Monteiro, também compareceu à Nilo Pereira para ver sessão de cinema com os netos Letícia, 10 meses, e Rodrigo, 1 ano e 2 meses. "Achei essa estrutura muito boa, não costumo ver nada parecido aqui por perto."
Para a diretora da Escola Municipal da Iputinga, Marluce Pereira Gomes, mostrar o lado lúdico da escola faz a comunidade mudar de comportamento em relação a esse espaço público. "As pessoas passam a valorizar mais a escola, que vira um local mais agradável para se conviver. Este projeto tem sido muito positivo", salientou.
PROGRAMA - O projeto Juntos pela Escola é uma das iniciativas do programa Juntos pela Educação, da Prefeitura do Recife. O projeto Aluno Nota 10 é a outra iniciativa que tem movimentado as escolas, trabalhando valores como solidariedade e respeito e premiando os estudantes mais comprometidos com o bem-estar de todos no ambiente educacional. Neste domingo (27), os eleitos de cada escola na segunda edição do Aluno Nota 10 passam um dia de lazer com as famílias em Porto de Galinhas.
O programa Juntos pela Educação abrange as 34 escolas municipais do Recife que contam com turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias; e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino.