Alunos da rede municipal de ensino aprendem sobre educação ambiental no Econúcleo Jaqueira
Alunos do 1º ao 3º ano da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, em Santo Amaro, tiveram nesta quinta-feira (26) uma manhã de aprendizado sobre temas como reciclagem e sustentabilidade. Um grupo de 40 estudantes participou de atividades de educação ambiental no Econúcleo Jaqueira, dentro da programação da XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que este ano adotou o tema “A Matemática está em Tudo!”. Até o próximo domingo (29), os educadores do espaço vão trabalhar assuntos que relacionam o universo dos números com as questões ambientais, por meio de oficinas, jogos, palestras, contação de histórias, trilha e visita guiada.
As atividades são gratuitas e acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os alunos da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto assistiram a vídeos relacionados à temática ambiental, participaram de oficina de vermicompostagem e aprenderam sobre jogos digitais. Os arte educadores Danielson Holanda e Hugo Régis começaram falando sobre o Econúcleo, local construído pela Prefeitura do Recife para despertar a consciência ecológica nas crianças e adolescentes. “Temos telhas feitas de garrafas pet, telhados em forma de funil para o reaproveitamento da água e oito placas solares para gerar energia”, explicaram.
Logo em seguida, foi a vez da oficina “A Matemática na Vermicompostagem”, que usou o material trabalhado no minhocário do Econúcleo para estabelecer relações com os números. “Usamos cascas de mamão, melão e banana, além de papel, para fazer adubo. O material fica misturado na terra, junto com minhocas, que são animais muito bons para a natureza. Elas permitem a entrada de ar no solo e ainda o adubam com seus excrementos”, explicou Danielson. Fazendo a ligação com a Matemática, ele informou que cada minhoca produz 10 ovos por vez, que geram 30 filhotes. “Em um ano, duas minhocas geram mais de mil filhotes”, concluiu.
O estudante de Matemática Raphael Albino, estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, ficou responsável por mostrar os jogos digitais para os alunos. “Falei sobre a importância da Matemática na criação, no aprendizado e na jogabilidade dos games. É uma disciplina que está tão presente na nossa vida e muitas vezes a gente nem percebe”, avaliou Raphael. Para a estudante Anna Julia Ferreira, do 2º Ano, foi uma manhã muito divertida. “Gostei muito dos jogos, principalmente aquele que tem o policial correndo atrás do bandido, e também das minhocas”, disse.
EVENTO - A XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece até o domingo (29) com mais de 50 atividades gratuitas em seis polos, como exposições, palestras, oficinas, jogos e trilhas. A ideia é demonstrar como a Matemática é aplicada através de diversos campos, como Medicina, Indústria Farmacêutica, Alimentação, Estatística, Economia Doméstica, Geometria, Criação de Computadores, Aviação, Artes, Produção de Filmes e Partituras Musicais, entre muitos outros.
Confira a programação completa: www.cienciaetecnologia.educ.rec.br