Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 26.10.17 - 19h15

Alunos da rede municipal de ensino aprendem sobre educação ambiental no Econúcleo Jaqueira

img_alt

Seguindo o tema da XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife, atividades relacionaram a Matemática ao meio ambiente. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Alunos do 1º ao 3º ano da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, em Santo Amaro, tiveram nesta quinta-feira (26) uma manhã de aprendizado sobre temas como reciclagem e sustentabilidade. Um grupo de 40 estudantes participou de atividades de educação ambiental no Econúcleo Jaqueira, dentro da programação da XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que este ano adotou o tema “A Matemática está em Tudo!”. Até o próximo domingo (29), os educadores do espaço vão trabalhar assuntos que relacionam o universo dos números com as questões ambientais, por meio de oficinas, jogos, palestras, contação de histórias, trilha e visita guiada.

As atividades são gratuitas e acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os alunos da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto assistiram a vídeos relacionados à temática ambiental, participaram de oficina de vermicompostagem e aprenderam sobre jogos digitais. Os arte educadores Danielson Holanda e Hugo Régis começaram falando sobre o Econúcleo, local construído pela Prefeitura do Recife para despertar a consciência ecológica nas crianças e adolescentes. “Temos telhas feitas de garrafas pet, telhados em forma de funil para o reaproveitamento da água e oito placas solares para gerar energia”, explicaram. 

Logo em seguida, foi a vez da oficina “A Matemática na Vermicompostagem”, que usou o material trabalhado no minhocário do Econúcleo para estabelecer relações com os números. “Usamos cascas de mamão, melão e banana, além de papel, para fazer adubo. O material fica misturado na terra, junto com minhocas, que são animais muito bons para a natureza. Elas permitem a entrada de ar no solo e ainda o adubam com seus excrementos”, explicou Danielson. Fazendo a ligação com a Matemática, ele informou que cada minhoca produz 10 ovos por vez, que geram 30 filhotes. “Em um ano, duas minhocas geram mais de mil filhotes”, concluiu.

O estudante de Matemática Raphael Albino, estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, ficou responsável por mostrar os jogos digitais para os alunos. “Falei sobre a importância da Matemática na criação, no aprendizado e na jogabilidade dos games. É uma disciplina que está tão presente na nossa vida e muitas vezes a gente nem percebe”, avaliou Raphael. Para a estudante Anna Julia Ferreira, do 2º Ano, foi uma manhã muito divertida. “Gostei muito dos jogos, principalmente aquele que tem o policial correndo atrás do bandido, e também das minhocas”, disse.

 

EVENTO - A XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece até o domingo (29) com mais de 50 atividades gratuitas em seis polos, como exposições, palestras, oficinas, jogos e trilhas. A ideia é demonstrar como a Matemática é aplicada através de diversos campos, como Medicina, Indústria Farmacêutica, Alimentação, Estatística, Economia Doméstica, Geometria, Criação de Computadores, Aviação, Artes, Produção de Filmes e Partituras Musicais, entre muitos outros.

Confira a programação completa: www.cienciaetecnologia.educ.rec.br