Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.10.17 - 19h25

Equipe do Ministério da Saúde valoriza trabalho realizado no Hospital da Mulher da PCR

img_alt

Foram visitados Centro de Imagem, a Casa das Mães, o alojamento conjunto, o Centro de Atenção à Violência Contra a Mulher – Sony Santos -, e o de Parto Normal. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Em visita ao Hospital da Mulher do Recife, da Prefeitura do Recife, a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, reconheceu o trabalho de excelência realizado na unidade. “Esse é um hospital onde, nas suas paredes, está escrito o respeito aos direitos reprodutivos da mulher”, elogiou. Atualmente, o HMR é a principal referência em parto humanizado do Estado, seja no serviço público ou privado.  Realiza entre 350 a 400 partos por mês, dos quais 80% naturais.
 
Acompanhada da diretora de Atenção à Saúde, Eliane Germano, e da diretora médica do HMR, Cinthia Komuro, Esther Vilela visitou setores como o Centro de Imagem, a Casa das Mães, o ambulatório, o alojamento conjunto, o Centro de Atenção à Violência Contra a Mulher – Sony Santos -, e o Centro de Parto Normal.  “Essa visita é importante para nós porque, além de conhecer a estrutura da unidade, abre-se a possibilidade do HMR se inserir no processo de capacitação de assistência à mulher durante o ciclo reprodutivo e também em relação à violência”, explicou Eliane Germano.
 
O Centro Sony Santos, visitado pela coordenadora do Ministério da Saúde e sua equipe, funciona 24 horas com atendimento de saúde e psicossocial, para a mulher vítima de violência física e/ou sexual. No local, ela tem também à disposição o registro policial, se ela desejar; a perícia do legista, caso necessário. “O hospital é muito bom, não só em suas instalações físicas e equipamentos, mas também nos processos de trabalho. É bom ver que com decisão gestora, se faz acontecer. E isso reverbera para além da saúde, reflete na cidadania, na sociedade como um todo”, ressaltou Esther Vilela.
 
O encontro foi acompanhado da gerente de enfermagem do HMR, Luciana Melo; da gerente geral de gestão, Ana Karla Matos, além de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde.
 
Dados - Equipamento da Prefeitura do Recife, com administração do HCP Gestão, o Hospital da Mulher já atendeu 422.354 mulheres, realizou 91.834 consultas, fez 303.971 exames, 1.945 cirurgias e 4.935 partos. (dados atualizados até 25 de outubro de 2017).