Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 26.10.17 - 19h11

Secretaria de Educação promove formação em Tecnologia Assistiva com teclado inteligente

img_alt

(Foto: Cortesia)

 

Desde terça-feira (24), cerca de 30 professores participam da Formação sobre o TiX, teclado-mouse inteligente para pessoas com dificuldade motora e de comunicação. Realizado no Centro de Tecnologia na Educação, os encontros seguem até o esta sexta (27) e deverão formar, no total, 195 professores e membros da equipe técnica.

A formação continuada faz parte de um Estudo Piloto que será realizado pelo Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTI) com os estudantes que possuem mobilidade reduzida nas mãos. Na rede municipal de ensino do Recife, 122 escolas apresentam 317 alunos com alguma deficiência e a equipe da NTI está fazendo uma triagem dos estudantes que têm baixa mobilidade nas mãos para participar do projeto piloto e utilizar o teclado. 

O objetivo desta formação é ampliar os estudos e conhecimentos sobre a temática de tecnologia assistiva e realizar um comparativo entre os estudantes que utilizaram os teclados e os que não tiveram acesso à ferramenta. Fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação, a empresa Geraes Tecnologia emprestou 20 teclados para realização da pesquisa.

Tix - O TiX é um teclado-mouse que facilita a comunicação e integração das pessoas com deficiência com o mundo. Segundo o formador e diretor pedagógico da Geraes Tecnologia, professor Geisse Martins, o equipamento tem várias funcionalidades. “Tem uma suíte educacional que permite fazer intervenções pedagógicas para as pessoas com algum tipo de deficiência e é uma poderosa ferramenta para ser utilizada nas salas de recurso e em todo ambiente escolar. Não é apenas um instrumento de comunicação, mas também um instrumento de inclusão social”, destacou.