Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 26.10.18 - 11h49

Bairro do Vasco da Gama recebe oficina para produção de biofertilizantes

img_alt

Curso beneficiou 15 famílias da comunidade. Moradores aprenderam os benefícios do tratamento dos resíduos orgânicos produzidos nas residências. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Instrutores da Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife promoveram uma Oficina de Compostagem e Implantação de Minhocário Doméstico para moradores do bairro do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. A ação aconteceu na tarde da quinta-feira (25),  inserida na nas atividades do Programa Mais Vida nos Morros e beneficiou diretamente 15 famílias da comunidade.

A instrutora da Oficina, Isabella Santos, explicou os detalhes da instalação dos minhocários domésticos, além da manutenção do equipamento e produção de adubo orgânico. Todo os subprodutos resultantes da compostagem de sobras de frutas e verduras podem ser utilizados na adubação de hortas e jardins residenciais ou comunitários. A produção de compostagem é uma técnica que consiste em tratar os resíduos orgânicos gerados nas residências de forma adequada, gerando subprodutos como terra adubada e biofertilizantes. Esse procedimento transforma uma parte do lixo doméstico em nutrientes para utilização em jardins e quintais.

Cada família participante recebeu um kit, composto por um minhocário reciclado, colônias de minhocas e caixas em madeira para o plantio de hortaliças. A dona de casa Maria José Marques, uma das inscritas na Oficina, disse que vai colocar em prática o que aprendeu nas instruções. "Eu tenho um quintal grande, com flores e plantas comestíveis. Esse adubo vai me ajudar a manter esse pequeno pomar que tenho em casa", disse.

O Mais Vida nos Morros fomenta o desenvolvimento econômico local, além de proporcionar a transformação urbana e ambiental, com ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado. O engajamento e a mobilização dos próprios moradores é um dos pontos fortes do projeto: até as crianças participam das ações e das escolhas. Cada morador participa ativamente do projeto, fazendo sugestões, escolhendo as cores de suas casas e trabalhando com a mão de obra. A Prefeitura do Recife participa com a elaboração do projeto, orientação técnica e o acompanhamento das ações.

O projeto, que começou em 2016, busca despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e já beneficiou cerca de 1.700 famílias no Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/Ibura, Morro da Conceição e Sitio dos Pintos.

Lugares onde existem pontos de confinamento de lixo são transformados em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets. As escadarias são revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico. O morador é o grande protagonista da transformação em sua comunidade. A idéia é despertar cada vez mais o sentimento de comunidade, a autoestima e o orgulho dos moradores para com o seu território.