Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.21 - 20h51

Frevo e Jazz se encontram no World Forum de Nova Orleans

 

 

Paço do Frevo apresenta o ritmo pernambucano em fórum mundial nos Estados Unidos. Evento será transmitido pela internet, amanhã, a partir das 20h. Inscrições são gratuitas

 

Amanhã (27), Nova Orleans tem um encontro marcado com o Frevo pernambucano. O museu Paço do Frevo, espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, participará do evento World Forum, organizado pelo New Orleans Citizen Diplomacy Council, para contar um pouco da história e da força do ritmo considerado patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, em apresentação intitulada “Fever Dreams: A history of Frevo”. O encontro é gratuito e acontecerá via zoom, mediante inscrição.

O encontro, uma parceria entre o Centro de Referência do Frevo e o Museu do Jazz de Nova Orleans (New Orleans Jazz Museum), marca a primeira ação conjunta entre os dois museus, e vai levar até os Estados Unidos um apanhado sobre a história do Frevo desde o seu surgimento, no início do século XX, até os dias atuais, apresentando as transformações do ritmo, da dança, da música, do Carnaval e das próprias raízes da Cultura Pernambucana.

Nova Orleans, no estado da Luisiana, nos Estados Unidos, é uma cidade conhecida pelo seu legado multicultural, com influências culturais francesas, espanholas e afro-americanas, e pelo seu papel histórico no surgimento do Jazz - atualmente é conhecida como a Capital Mundial do Jazz.

Além de estar intrinsecamente ligada ao surgimento do ritmo estadunidense que, tal como o Frevo, é permeado pelo improviso, Nova Orleans é famosa, também, pelo seu carnaval de rua, o Mardi Gras, que acontece anualmente, no mesmo período do Carnaval Brasileiro, e leva às ruas desfiles, bandas e multidões.

A ação extramuros será apresentada pelo Doutor em História Social Frederico Toscano, junto ao historiador e educador do Paço do Frevo Luiz Vinícius Maciel. A mediação será feita pela Gerente de Parcerias Estratégicas e Intercâmbio Internacional do New Orleans Citizen Diplomacy Council, Kelley Ponder.

A apresentação Fever Dreams: a history of Frevo no World Forum será transmitida on-line, através da plataforma Zoom, de forma gratuita, e aberta ao público. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no link (bit.ly/2Y0NRCC). O encontro está marcado para o dia 27 de outubro, quarta-feira, a partir das 20h (6pm, no horário de Nova Orleans).

SERVIÇO

Paço do Frevo no World Forum de Nova Orleans

Data: 27 de outubro, às 20h, no horário de Brasília

On-line, no Zoom

Inscrições gratuitas: bit.ly/2Y0NRCC