Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.21 - 15h19

Prefeitura do Recife inicia habilitação artística para o Ciclo Natalino 2021

Destinadas a tradições ligadas ao ciclo, como ciranda, pastoril, reisado, boi de Natal, além de bandinhas natalinas de cortejo e grupos de passistas, inscrições estarão abertas até o próximo dia 5 de novembro. Para o público, programação do Natal inicia com oficinas formativas sobre cultura popular, que começam no próximo dia 29 e têm inscrições gratuitas

 

Para que o Recife possa celebrar o Ciclo Natalino 2021, com protocolos sanitários assegurados e esperança redobrada, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, abriu inscrições para a convocatória de habilitação de atrações artísticas; Destinadas a pastoris, grupos, folguedos e agremiações das tradições ligadas ao ciclo, como ciranda, pastoril, reisado, boi de Natal, além de bandinhas natalinas de cortejo e grupos de passistas, as inscrições são virtuais e devem ser feitas, até o próximo dia 5 de novembro, pelo site www.culturarecife.com.br.

O Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, Casa 39, oferecerá atendimento presencial para orientações e esclarecimentos sobre a convocatória. Também estará disponível aos proponentes, durante todo o período de inscrições, atendimento telefônico nos números: (81) 3224-3674 e (81) 3224-3660, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro.

A Prefeitura do Recife ressalta que a programação, a ser definida, para celebrar o Natal nas ruas e nos palcos da cidade, será formatada em função das determinações sanitárias vigentes.

“Mais do que nunca, queremos e precisamos esperançar, entrar em um movimento de acreditar e fazer, ao mesmo tempo, não apenas esperar, muito menos ficarmos imobilizados diante dos desafios. Ao contrário, eles nos pedem mobilização. Daí pode vir a superação, num momento em que desejamos tanto poder celebrar a vida, sem deixar de proteger e cuidar. O Ciclo Natalino representa tudo isso. Fazer o possível, seguir o necessário, sem abrir mão da homenagem às nossas tradições, reacendendo mais fortemente a esperança em dias cada vez melhores. Que ela renasça nos corações de cada um, pelas mãos de todos. Que seja assim o Natal no Recife”, declarou o secretário de Cultura, Ricardo Mello.

“Comemorar o Natal é um rito da tradição do povo do Recife. A festa do encontro e da natividade merece este ano um olhar especial, afinal vivemos na era dos sonhos possíveis e da delicadeza do cuidado com o outro. Desejamos os encontros, mas antes precisamos operar em favor da vida. Para a Prefeitura do Recife, comemorar o Natal é promover a saúde”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho.

Programação formativa – Abrindo alas para o Ciclo Natalino 2021, começam nesta sexta-feira (29) as oficinas de preparação e sensibilização cultural para brincantes e público em geral, com todos os protocolos sanitários assegurados e controle de público. Até o próximo dia 5 de dezembro, serão oferecidas três oficinas gratuitas, cada uma com seis dias de duração e capacidade para atender até 20 pessoas. As aulas serão sempre de sexta a domingo, no Sítio Trindade, das 15h às 18h.

A primeira oficina, “Pisadas e Trupés”, será oferecida nos dias 29, 30 e 31 de outubro, 5, 6 e 7 de novembro, explorando as técnicas corporais do cavalo-marinho, folguedo popular típico de Pernambuco e da Paraíba. Originária da Zona da Mata Norte, a tradição natalina é feita de música e dança, sendo povoada por vários personagens da cultura popular, como Mateus e Catirina. As aulas serão conduzidas por João Lira, bailarino, coreógrafo, professor de danças populares, passista de frevo, quadrilheiro e brincante de cavalo marinho do Boi Matuto da Família Salustiano. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/5TdHK3i3drAyRyDXA.

Entre os dias 12, 13 e 14, 19, 20 e 21 de novembro, a oficina “Saxofonistas e a Jornada do Pastoril” convidará músicos de sopro a passear pelos diferentes estilos de pastoril, enredos e personagens típicos, estudando a função dos instrumentos de sopro em suas jornadas repertórios. Dedicadas a jovens e adultos que possuam flauta doce (Yamaha) ou instrumentos profissionais de sopro, as aulas serão ministradas pelo saxofonista, clarinetista, professor de música, arranjador, pesquisador, compositor e produtor musical Parrô Mello. Inscrições no link: https://forms.gle/n2iMB5wueicS9m4m9.

Com o tema “Teatralidade nos Folguedos Natalinos”, a terceira e derradeira oficina preparatória para o Ciclo Natalino 2021 será oferecida entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, 3, 4 e 5 de dezembro, com o objetivo de propiciar, através de jogos dramáticos e teatrais, o contato inicial dos participantes com algumas tradições do período, estimulando a ludicidade, a integração de grupo, o compartilhamento de saberes e o conhecimento sobre músicas, danças e brincadeiras como o pastoril, reisado, ciranda e cavalo-marinho. A oficina destina-se a adultos e adolescentes com mais de 15 anos. E será conduzida pelo ator, encenador, dramaturgo e professor de teatro Quiercles Santana. Inscrições: https://forms.gle/yzCLTWXvveCReWJz6.

Informações: formacoesfccr@recife.pe.gov.br ou (81) 3355-8034.