Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.10.22 - 11h26

Prefeitura do Recife lança novo protocolo de atendimentos de saúde bucal

img_alt

Diretriz amplia a quantidade de consultas e estende o atendimento para além dos grupos prioritários, antes restrito devido às regras sanitárias da pandemia de covid-19. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Com o objetivo de aperfeiçoar a assistência odontológica aos recifenses, a Prefeitura do Recife lançou, nesta terça-feira (25), Dia do Cirurgião-Dentista, o Protocolo Integrado de Atenção em Saúde Bucal. A nova diretriz, que vai  nortear o processo de trabalho dos profissionais e padronizar as ações de assistência, amplia a quantidade de consultas e estende o atendimento para além dos grupos prioritários. O plano é parte do Recife Cuida, um pacote de R$ 400 milhões em investimentos que vai promover a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. 

O material é voltado para cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas Tradicionais (UBT), nos serviços de urgência e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). O Protocolo Integrado de Atenção em Saúde Bucal substitui o Protocolo de Retomada das Atividades Odontológicas Eletivas, que, devido à Pandemia de covid-19, havia restringido, por orientação do Ministério da Saúde, os procedimentos odontológicos ao atendimento de urgências e emergências e, posteriormente, teve como estratégia o atendimento de cinco grupos prioritários: gestantes, hipertensos, diabéticos, pacientes com necessidades especiais e crianças de 0 a 5 anos. 

Com a diretriz lançada nesta terça-feira, os atendimentos passam a ser estendidos para toda população, sem restrição. Além disso, o protocolo amplia o quantitativo de atendimentos clínicos por turno, passando de duas para seis consultas por profissional. 

Atualmente, a capital pernambucana conta com três unidades de saúde que funcionam como Serviços Odontológicos de Urgência (SOU) nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Agamenon Magalhães, em Afogados; e Arnaldo Marques, no Ibura. Esses serviços funcionam todos os dias da semana, 24 horas, acolhendo os usuários em atendimentos de demanda espontânea de forma imediata e ininterrupta.

Além disso, a cidade também tem oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que ofertam atendimentos especializados em endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, atendimento a pacientes com necessidades especiais, prótese dentária, odontopediatria, entre outros. Os CEO funcionam nas Policlínicas Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; Salomão Kelner, em Água Fria; Albert Sabin, na Tamarineira; Lessa de Andrade, na Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; Pina, no bairro de mesmo nome; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; e no Centro de Saúde Romildo Gomes, na Imbiribeira.