Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 26.10.23 - 18h36

Com obra na Ponte Giratória, trânsito no Bairro do Recife terá mudanças

Para facilitar o acesso dos condutores, haverá inversão no sentido de vias como as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo

Devido à obra de requalificação estrutural da Ponte 12 de Setembro, popularmente conhecida como Ponte Giratória, o trânsito no Bairro do Recife será modificado a partir deste sábado (28), com a inversão do sentido de vias como as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo para facilitar a entrada e saída do Bairro. Durante o tempo em que durar a intervenção, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão nas ruas para orientar os condutores e otimizar o fluxo na região.

O trânsito que vem das Zonas Sul e Oeste através do Cais de Santa Rita continuará acessando o Bairro do Recife pela Avenida Martins de Barros, mas agora passará a seguir pela Ponte Maurício de Nassau, que terá o seu sentido de circulação invertido. Para os motoristas que vêm pela Ponte Princesa Isabel e desejam seguir para o Bairro do Recife, será utilizada a Rua do Imperador. A novidade é o acesso pela Rua Primeiro de Março, que terá o sentido invertido para garantir a continuidade com a Ponte Maurício de Nassau.

Com a intervenção, a Rua Madre de Deus - no trecho entre as Ruas Marquês de Olinda e Tito Branco - terá seu sentido invertido em direção ao Cais do Apolo. Além disso, a própria Rua Marquês de Olinda terá sentido invertido na direção da Avenida Alfredo Lisboa.

A saída do Bairro do Recife será feita pela Ponte Buarque de Macedo, cujo trânsito também passará por inversão, possibilitando aos usuários o acesso às regiões Sul e Oeste da cidade através da Rua do Imperador. Os condutores que desejam seguir para a Zona Norte devem utilizar a Ponte Princesa Isabel. A Ponte Limoeiro não sofrerá alterações. 

Para ampliar as alternativas de acesso à Zona Sul e Oeste da cidade, a CTTU permitirá além do transporte coletivo, a circulação do tráfego misto pela Avenida Dantas Barreto. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local e, em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo 0800.081.1078.

A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. O investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões e os principais serviços foram executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.

A nova intervenção faz parte do programa de recuperação de pontes da cidade, que já beneficiou as da Torre, do Derby e a Motocolombó, além das juntas de dilatação de viadutos como os de Joana Bezerra, Via Mangue e da Avenida Norte. A Prefeitura lançou nova licitação para recuperação estrutural da Ponte/Viaduto Joaquim Cardozo e nos próximos meses irá licitar a recuperação da Ponte Joana Bezerra.

ASSUNTOS: