Crianças do PETI assistem ao espetáculo "Abrakadabra"
O espetáculo reuniu 180 meninos e meninas, entre 7 e 15 anos, do programa
Por Fábio Liberal
Em meio aos espectadores, que foram prestigiar o espetáculo ‘Abrakadabra’ do Circo Tihany, nesta sexta-feira (25), um grupo de crianças em particular tinha um motivo a mais para demonstrar entusiasmo. Elas fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife.
A proposta de levá-las ao circo partiu de um convênio entre Ministério da Cultura, através da Lei Ruanet, e o Circo Tihany que todas as sextas pretende disponibilizar um determinado número de ingressos às várias unidades do PETI, espalhadas pelas seis regiões do Município. O gerente operacional de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Assistência Social, Jorge João de Oliveira, acredita na possibilidade de contemplar boa parte dos usuários do programa. “A idéia é trazer todas as crianças, que são aproximadamente 2.800. Sexta passada, 90 crianças prestigiaram o evento, e na próxima edição, vamos trazer mais gente”, disse.
O grupo de cerca de 180 meninos e meninas, entre 7 e 15 anos, que vieram do Centro de Atendimento Lar Bem-te-vi, Grupo de Mães do Córrego Jardim Primavera e Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio, estavam eufóricos com a oportunidade de assistir a um espetáculo tão badalado. Entre um número e outro, eles puderam mergulhar num mundo bem diverso daquele que é combatido pelo PETI. Todas elas estão ou já estiveram em situação de vulnerabilidade social, seja por maus tratos, mendicância ou exploração sexual – problemas não raramente relacionados ao trabalho infantil.
Para a presidente do Centro de Atendimento Bem-te-vi, Fátima Meneses, a oportunidade serviu para resgatar das crianças um aspecto da infância que de algum modo foi violado. “Muitas dessas crianças nunca tiveram a chance de viver uma infância propriamente dita. Elas foram exploradas e tiveram que ir para as ruas. Hoje é um dia para celebrar a alegria e amenizar o que sofreram”, disse.
Ao todo, o Recife conta com 32 núcleos ligados ao PETI. Nessas unidades são oferecidos reforço escolar, aulas de arte, educação, inclusão digital, esporte e recreação, entre outras atividades.