NOTÍCIAS

Cultura | 26.11.12 - 18h14

CTTU instala lombada eletrônica para reduzir acidentes na Avenida Conselheiro Aguiar

Equipamento de fiscalização eletrônica ficará localizado em frente ao Conjunto Residencial Pernambucano, n° 1350

Para garantir a segurança de condutores e pedestres e estabelecer um maior controle de velocidade, começa a funcionar nesta quarta-feira (28), a lombada eletrônica localizada na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem. O equipamento é do mesmo modelo já existente na Rua Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira, e também funcionará todos os dias da semana de 6h às 22h. Nesse intervalo de horário, a lombada irá monitorar a circulação e registrar as infrações de veículos que estejam transitando com velocidade superior à máxima determinada para a via (60 Km/h).

A nova lombada eletrônica está posicionada em frente ao Conjunto Residencial Pernambucano, próximo ao número 1350, e terá a capacidade de monitorar as quatro faixas de rolamento da avenida. No último sábado (24), foi publicada no Diário Oficial do Município a portaria técnica da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) que informa a respeito da instalação e operação do equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade.

Para reforçar o respeito à velocidade regulamentar da via, placas de regulamentação de velocidade foram afixadas nas proximidades do equipamento, informando a velocidade máxima, que é de 60 km/h. Na Av. Conselheiro Aguiar, que junto com a Av. Boa Viagem, representam as principais vias de saída do bairro de Boa Viagem para o Centro, circulam diariamente uma média de 22 mil veículos. Também foram implantadas placas educativas, que pela nova resolução do CONTRAN são opcionais, e sinalizador luminoso (amarelo piscante), chamando a atenção do condutor para a velocidade máxima da via e para o equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade.

“Por conta do longo trecho em linha reta e com o pavimento em boas condições de tráfego, os veículos acabavam desenvolvendo velocidades muito acima da definida para a avenida, representando um potencial ponto de acidentes”, explica a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa. Segundo dados estatísticos da Companhia, de 2003 a 2011, foram 57 acidentes de trânsito no trecho localizado 500 metros antes e 500 metros depois do ponto de fiscalização. “Nenhuma lombada eletrônica da cidade diminui a velocidade definida para a via. Elas apenas controlam e alertam para a velocidade máxima que deve ser desenvolvida para a referida rua ou avenida”, reforça a presidente.

O equipamento – No momento em que o veículo passa por sensores instalados na pista, o aparelho calcula sua velocidade. Quando for maior que o limite estabelecido para a via, o equipamento registra a imagem do veículo. No mesmo instante são incorporados, de forma automática, todos os dados da infração, e esse conjunto recebe uma assinatura digital, o que garante a integridade e autenticidade do processo de captação de imagens e processamento. Adicionalmente o sistema é criptografado para garantir acesso somente ao pessoal autorizado. Este registro que é armazenado em disco rígido e transmitido a uma central de processamento, onde a placa e as características do veículo são comparadas com as informações cadastradas no Detran.

Lombadas eletrônicas – Com a inclusão desse novo equipamento, a cidade do Recife passa a ter 25 equipamentos fixos de controle de velocidade. Nos pontos onde existem esses aparelhos, o condutor fica mais atento, não excede a velocidade permitida e, consequentemente, os acidentes diminuem. Esses equipamentos fiscalizam a obediência à velocidade regulamentar da via e do veículo em um perímetro de 500 metros. Funcionando no horário das 06h às 22h, as lombadas possuem a velocidade limite variando, dependendo da localização das mesmas. Entre as vias que possuem as lombadas estão às avenidas Mascarenhas de Morais; Abdias de Carvalho; Boa Viagem; Agamenon Magalhães; Recife; General San Martin; e Largo do Cabanga.