NOTÍCIAS

| 26.11.13 - 18h32

Apolo-Hermilo recebe exposição sobre homenageados do 16º FRTN

O Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo recebe, até o próximo domingo (01), uma exposição dedicada aos homenageados do 16º Festival Recife do Teatro Nacional. O teatrólogo pernambucano Samuel Campelo e o Grupo Gente Nossa são o tema da mostra que reúne imagens históricas, panfletos da década de 1930 e manuscritos de obras originais criadas para a primeira companhia teatral permanente do Recife, que ajudou a formar as bases sobre as quais se ergueu o moderno teatro nordestino. O acesso é gratuito e o horário de visitação é das 14h às 22h.

Fundado por Samuel Campelo, o Grupo Gente Nossa estreou no Teatro de Santa Isabel em 2 de agosto de 1931, com a peça A Honra da Tia, comédia em três atos de autoria de Campelo. Pelo Gente Nossa passaram nomes célebres da cultura pernambucana como Valdemar de Oliveira, Hermilo Borba Filho, Irmãos Valença, Barreto Junior e Elpídio Câmara. Surgia, a partir de então, pela primeira vez no Recife, uma vida teatral autóctone. Para compor a exposição, foram reunidos diversos itens que fazem parte do acervo histórico do Teatro de Santa Isabel. Estão expostos, por exemplo, panfletos da comédia social Mocambo, de autoria de Valdemar de Oliveira e Filgueira Filho, em reapresentação do dia 12 de agosto de 1939 - segundo o texto de divulgação, uma "caprichosa montagem com cenoplastia moderníssima".

A história dos homenageados do 16º FRTN será também objeto de palestra e livro a ser lançado pela pesquisadora Ana Carolina Miranda da Silva, na próxima sexta (29), no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel. Ana Carolina irá falar sobre sua pesquisa que resultou na produção do livro, que tem edição da Cepe.

SERVIÇO
Exposição Homenageados do 16º Festival Recife do Teatro Nacional - Samuel Campelo e o Grupo Gente Nossa
Local: Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Fones: 3355-3320 / 3321)
Data: Até domingo (01/12)
Horário de visitação: das 14h às 22h
Acesso Gratuito