Recife discute sobre Saúde Mental no I Encontro de Atenção Psicossocial (RAPS)
[caption id="attachment_41051" align="aligncenter" width="680"] Evento antecede encontro nacional que acontecerá dia 3/12, em Curitiba, e irá discutir as políticas de cada estado. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]
Foi realizado, na última sexta-feira (22), pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na cidade do Recife. O evento, que aconteceu no auditório do Banco Central do Brasil, no Bairro do Recife, teve como objetivo apresentar o RAPS e discutir a atenção aos usuários. Neste ano, já foram nomeados 90 profissionais para a rede municipal de saúde mental.
O Encontro contou com a presença do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, da secretária executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda, e com as coordenadoras Estadual e Municipal de Saúde Mental, Léa Lins e Telma Melo, respectivamente.
Para o secretário de Saúde, Jailson Correia, o momento do Encontro é de discussão e de mobilização. Isso porque, no próximo dia 3/12, haverá um encontro nacional das RAPS, em Curitiba, e 12 representantes de Recife vão participar. “É preciso que o dia de hoje resulte em contribuições efetivas para levar ao encontro nacional”, disse.
A coordenadora Municipal de Saúde Mental, Telma Melo, disse que o RAPS vem para integrar os serviços de cuidado aos usuários, visto que, antes, esse serviço funcionava de forma isolada. “O RAPS vai fortalecer e garantir a linha de cuidado, pois o usuário não pode ter apenas cuidado pontuais”, afirmou.