NOTÍCIAS

Cultura | 26.11.13 - 18h49

República Popular da China vai instalar Consulado Geral no Recife

[caption id="attachment_41045" align="aligncenter" width="680"] Anúncio foi feito pelo embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang, durante visita protocolar ao vice-prefeito Luciano Siqueira, nesta terça (26). (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Depois do Rio de Janeiro e São Paulo, o Recife será a terceira capital do País a sediar um Consulado Geral da República Popular da China. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26), durante visita protocolar do embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang, ao vice-prefeito da capital pernambucana, Luciano Siqueira. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, e foi acompanhado pelo chefe da Seção Consular e pelo Conselheiro Cultural da China, respectivamente, Huang Bin e Zheng Kejun.

Fazendo questão de lembrar que a China é hoje um dos principais parceiros comerciais do Brasil, Luciano Siqueira afirmou que a gestão do prefeito Geraldo Julio não medirá esforços para apoiar a implantação do novo consulado. “Em nome do nosso prefeito quero agradecer a visita e comemorar a decisão de seu governo de trazer para nossa cidade o terceiro consulado geral”, frisou. Na opinião de Luciano Siqueira, a nova representação vai fortalecer os laços entre as duas nações ao tempo em que incrementará os intercâmbios culturais, comerciais e econômicos.

Durante o encontro, o vice-prefeito também falou sobre as visitas que já fez à China e sobre a importância daquele País para a economia mundial. Siqueira destacou o passado de luta da capital pernambucana para transformar o Brasil numa das principais democracias do mundo ocidental. A audiência foi encerrada com troca de presentes.

De acordo com o embaixador, o novo consulado deve começar a funcionar em 2014. O Recife foi escolhido devido à sua localização estratégica e importância cultural e econômica no Norte e Nordeste do Brasil. “Recife é uma das cidades mais importantes do Brasil e, historicamente, foi o primeiro centro político e econômico do País. Além disso, é uma cidade muito bonita, onde o moderno e histórico convivem em perfeita harmonia”, ressaltou Li Jinzhang.