Prefeitura do Recife lança campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher nos 16 dias de ativismo
#Sozinhavocênãofica e "Nem mais, nem menos. Iguais" trazem peças que reforçam a rede municipal de combate à violência.
Durante os próximos 16 dias, a Prefeitura do Recife adere o movimento internacional de combate à violência contra a mulher. E para marcar a data, a gestão municipal lança duas campanhas. Nas ruas, com um caráter educativo, o mote é "Nem mais, nem menos: iguais", com peças publicitárias que marcam a agenda de luta das mulheres: equiparação salarial, combate à jornada de trabalho tripla, direito à cidade. Os materiais já podem ser vistos em outdoors e backbus, nos quatro cantos da cidade. O próximo vídeo é sobre o Centro de Referência Clarice Lispector, um equipamento municipal voltado para o acolhimento e orientação das mulheres vítimas de violência. O VT vai ao ar nesta terça (27). A campanha é encabeçada pela Secretaria da Mulher do Recife, Gabinete de Imprensa e de Comunicação. Quem assina a produção é a Agência Um.
Já nas redes sociais da Prefeitura, o #sozinhavocênãofica traz depoimentos de mulheres que compõem a rede municipal de enfrentamento à violência de gênero. A ação, pensada pela equipe digital do Gabinete de Imprensa, segue até o dia 10 de dezembro, em todos os canais digitais da gestão. A ideia é que as recifenses conheçam as profissionais que estão na ponta do Clarice Lispector, Liga, Mulher, Centro Sony Santos, Ambulatório LBT do Hospital da Mulher, Centro LGBT e que sintam-se acolhidas na luta por equidade. As peças reforçam os serviços disponibilizados pela Prefeitura.
Nem mais, nem menos. Iguais – A campanha contará com filmes para a televisão, spots de rádio, cartazes, outdoors, backbus e anúncios para veículos de comunicação impressos, além de um hotsite (mulherdireitosiguais.recife.pe.gov.br) que trará informações sobre os serviços prestados pela Secretaria da Mulher do Recife. O primeiro dos filmes televisivos trouxe o conceito geral da campanha. Com personagens que são, de alguma forma, atendidas pela Secretaria da Mulher, o VT traz mensagens direcionadas à sociedade como um todo. "Essa campanha é um manifesto pela igualdade. Precisamos ainda falar sobre divisão de tarefas domésticas, ir e vir sem sermos importunadas, não ter nosso corpo violado. Estamos falando de direitos e da importância deles", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.
Pautas como igualdade salarial, jornada de trabalho, combate à violência e ao assédio ilustram os outdoors. Na internet, além do hotsite, a campanha se intensifica nas redes sociais da Prefeitura. Pensada e executada por mulheres, sob a coordenação da Secretaria da Mulher, Diretoria Executiva de Comunicação Institucional e Gabinete de Imprensa da PCR, a campanha é assinada pela Agência Um, com direção de vídeo de Tuca Andrade, produção de Amanda Menelau e direção de arte de Sephora Silva
16 dias de ativismo - O movimento internacional tem início no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Existe desde 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), e conta com a participação de mais de 150 países. A campanha tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher.