Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.11.21 - 11h56

Prefeitura do Recife reforça serviços para 117ª Festa do Morro da Conceição

 

Celebração religiosa das mais tradicionais da capital pernambucana, a secular Festa do Morro da Conceição chega a sua 117ª edição e irá contar com diversos serviços da Prefeitura do Recife para promover mais conforto e praticidade para os fiéis. Em apoio e devoção ao evento, a Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em articulação com o Santuário Nossa Senhora da Conceição e demais órgãos públicos, de segurança e controle urbano, garantiram toda a infraestrutura cênica e de apoio à realização da celebração na Praça da Conceição, montando palco, equipamentos de som, luz e 30 banheiros químicos distribuídos em percurso alinhados conforme a demanda de fluxos.

A partir do domingo (28), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também montou uma operação especial que tem início com a carreata de abertura e se estende até o dia 8. Na área de saúde, por sua vez,  estarão envolvidos cerca de 120 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife e a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, funcionará em horário estendido, como base para os atendimentos de urgência e emergência. 

Confira os principais serviços:

LICENCIAMENTO - A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) licenciou 148 equipamentos para a Festa do Morro da Conceição, sendo a maioria relativa à venda de artigos religiosos alusivos à Nossa Senhora da Conceição, mas também o comércio de alimentos. Continua proibida a comercialização de bebida alcoólica no perímetro das festividades para os equipamentos licenciados. 

Será permitida, nas proximidades do dia de Nossa Senhora da Conceição, a atividade de até 30 comerciantes circulantes, que vendem artigos religiosos no entorno da igreja. Eles serão cadastrados no local pelos agentes da Secon. A Secretaria terá 150 profissionais divididos em três turnos, operando durante todo o dia para fiscalizar e promover o ordenamento urbano. Fica proibida a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas, assim como quaisquer outros elementos que possam atrapalhar a mobilidade dos fiéis. 

Nas principais entradas do Morro da Conceição serão montadas barreiras para impedir o acesso de comerciantes informais não autorizados pela Prefeitura à área principal do evento. Além disso, os fiscais circularão para verificar se o comércio está sendo realizado de forma correta, sem interferir na mobilidade.

 

TRÂNSITO -  A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou a operação especial de trânsito para acompanhar a 117ª Festa do Morro da Conceição, que tem início neste domingo (28), com a carreata de abertura e seguirá até a quarta-feira (8), com a carreata de encerramento no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. No total, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação.

No domingo (28), a partir das 17h, acontecerá a Carreata de Abertura, que terá concentração no Parque da Macaxeira. A carreata sairá às 18h e seguirá o percurso da Avenida Norte, retornará no Sesc de Casa Amarela para voltar pela Avenida Norte e seguir pelo Largo Dom Luiz até subir o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara, onde só o carro do andor poderá subir, seguido apenas por pedestres. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem da carreata.

Além disso, para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as carreatas, apresentações e homenagens a Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão monitorados partir do domingo (28), entre 17h e 1h. Apenas a partir das 6h da segunda-feira (6), as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da quinta-feira (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

Na quarta-feira (8), acontecerá a Carreata de Encerramento, que terá concentração às 15h no estacionamento da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo. A procissão sairá em direção à Ponte do Limoeiro, seguirá pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz e somente o carro do andor subirá o Morro da Conceição através da Rua Itacoatiara. Os bloqueios também serão itinerantes.

A CTTU aconselha que os participantes cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e a oferta de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber uma multa que varia entre leve, média e grave.

 

LIMPEZA - Com o intuito de levar mais conforto aos milhares de fiéis que irão participar da 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um reforço no esquema de limpeza, com mutirão que terá início no dia 28 e seguirá com atividades até a manhã do próximo dia 09, pós festa. Um total de 614 garis irá garantir a limpeza durante os dias de celebração religiosa no Morro da Conceição e no entorno.

O trabalho será executado na Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Praça do Trabalho, Praça do Morro da Conceição, além dos acessos ao local da festa. Os serviços serão realizados em todos os espaços utilizados durante a festa, nos três turnos, e envolvem capinação, varrição, limpeza de escadarias, coleta de resíduos, lavagem das vias, entre outras atividades. Para isso, a Emlurb irá utilizar caminhões compactadores pequenos e outros com caçamba basculante, um caminhão-pipa, caçamba e contenedores.

A expectativa, com base nos últimos eventos de anos passados, é que cerca de 40 toneladas de resíduos sejam coletadas ao fim das festividades.

 

SAÚDE -  A operação para a festa de Morro da Conceição vai envolver cerca de 120 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, das áreas de Vigilância e Assistência à Saúde. No local, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, funcionará em horário estendido, como base para os atendimentos de urgência e emergência. A assistência aos fiéis contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes administrativas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também manterá uma ambulância de prontidão de apoio à USF do Morro da Conceição, para os casos que necessitarem de remoção

A pasta também fará treinamento dos voluntários que vão trabalhar no período da Festa a respeito do cumprimento protocolos sanitários vigentes, como orientações sobre o uso de máscara, distanciamento social, número de fiéis que podem ser acolhidos na Igreja, uso de álcool a 70%, entre outros. A Vigilância Sanitária (Visa) do Recife, por sua vez, realizou a capacitação dos comerciantes e entrega de material informativo com recomendações sobre como vender os produtos com segurança à população. Voluntários da Paróquia do Morro, envolvidos na preparação dos alimentos na festa, também foram orientados em relação às Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Inspetores da Visa Recife realizarão fiscalização do comércio formal e informal enquanto a Vigilância Ambiental do Recife fará a desratização, desinsetização e reforço das ações de controle vetorial nas ruas do Morro e, especialmente, no entorno da Igreja.

 

ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL - Grandes eventos, como a Festa de Nossa Senhora da Conceição, costumam ser propícios para a exploração do trabalho infantil e a utilização de crianças para a mendicância pois atraem um mercado de consumo bastante significativo para os locais onde ocorrem, sendo necessária a vigilância social redobrada em tais atuações.

A atuação no enfrentamento ao trabalho infantil é realizada pela Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife, no qual são realizadas abordagens itinerantes pelas equipes do Serviço Especializado de Abrodagens Social (SEAS) e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). A abordagem consiste na identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, mendicância ou outra vulnerabilidade. 

As situações mais críticas são encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias através da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social.

A ação de enfrentamento ao trabalho infantil e a outras violações de direitos continuam pós-festa, quando as famílias são convidadas a comparecer em atividades educativas e de sensibilização sobre proteção à infância, promovida pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Após o evento as informações coletadas também são encaminhadas aos Conselhos Tutelares, Ministério Público da Infância e aos demais serviços da Assistência Social a fim de garantir o acompanhamento técnico necessário.

 

ESTAÇÃO DA DIVERSIDADE - A Prefeitura do Recife leva a Estação da Diversidade, ação itinerante do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, para atingir usuários frequentadores da Festa do Morro da Conceição. A iniciativa consiste em levar à população orientações para fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos das pessoas LGBTI+, visando prevenir  violências. Os profissionais atendem a população, realizam encaminhamentos e referenciam as demandas da população que vive em vulnerabilidade. As ações serão levadas ao Morro da Conceição nos dias 26, 27, 28 de novembro e 3, 4, 5, 6 de dezembro.Executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, a Estação da Diversidade promove acolhimento e atende demandas como retificação do nome, atendimento psicológico, serviços de saúde e de assistência social, entre outros. Além das equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), também estão envolvidas na ação profissionais das secretarias da Assistência Social, de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Juventude, da Saúde e da Mulher.

 

Local: Praça do Morro da Conceição

Data/Hora: 26, 27, 28/11 e 3, 4, 5, 6/12. Das 18h até às 22h.