Prefeitura do Recife inicia mais uma etapa da Via Mangue
Na próxima semana, a Prefeitura do Recife dá mais um passo nas intervenções da Via Mangue, com o início das obras da ponte sobre a Lagoa do Encanta Moça. A informação foi repassada pelo secretário municipal da Copa do Mundo de 2014, Amir Schvartz, nesta segunda-feira (26), durante a coletiva que marcou a contagem regressiva dos 900 dias para o Mundial da Fifa.
Considerada a maior obra viária dos últimos 30 anos, a Via Mangue representa um investimento de R$ 433,2 milhões e está sendo construída pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, dentro da preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014.
A estrutura terá 220 metros, ligando o Aeroclube ao Jardim Beira Rio. A obra, que também prevê a construção de ciclovia, vai desembocar na rua República do Líbano, via que dá acesso ao shopping que está sendo construído no Pina. Inicialmente serão iniciados os trabalhos de cravação das estacas, em seguida acontece o levantamento dos pilares e por fim, o lançamento das vigas e lajes. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até setembro de 2013.
Durante a coletiva, Amir Schvartz destacou ainda a realização do Seminário Fifa Fan Fest, que acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro, reunindo as 12 cidades sedes da Copa. “Durante o seminário, vamos tomar conhecimento das considerações da Fifa a respeito dos dois locais sugeridos por nós para a realização do Fan Fest durante o Mundial, que são o Marco Zero e a Praia do Pina, e a partir daí, vamos avaliar os pontos fortes e fracos de cada local para tomar a decisão”, afirmou.
O evento aconteceu na sala de imprensa da Infraero, no Aeroporto dos Guararapes e contou com a participação do secretário estadual da Copa de 2014, Ricardo Leitão e de vários representantes do Governo do Estado e também da Prefeitura. Após a entrevista, Amir Schvartz e Ricardo Leitão visitaram a maquete da Cidade da Copa instalada no saguão do Aeroporto.
Via Mangue - O projeto prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. A obra engloba ainda duas alças de ligação, a construção de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue) e o alargamento da Ponte Paulo Guerra.
Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.
Além das intervenções viárias, o projeto contempla a construção de três habitacionais, que irão abrigar ao todo 992 famílias que moravam em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O Habitacional 3 e parte do Habitacional 1 já foram entregues e receberam 512 famílias oriundas das comunidades de Xuxa, parte de Deus Nos Acuda e Beira Rio.