NOTÍCIAS

Cultura | 26.12.13 - 15h42

Prefeito sanciona PCCV da Guarda Municipal

[caption id="attachment_42169" align="aligncenter" width="680"] Prefeito também anunciou o lançamento do edital de um concurso público que ampliará o efetivo da corporação para 2.500 guardas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio sancionou, na manhã desta quinta-feira (26), o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Guarda Municipal do Recife (GMR), cumprindo um compromisso de campanha. Entre os ganhos para a categoria está o reajuste de 40% no salário base de todos os 1.150 guardas, a partir de setembro de 2014. No ato, realizado no auditório do 15º andar da PCR, o prefeito também anunciou o lançamento no próximo mês do edital de um concurso público que ampliará o efetivo da corporação para 2.500 guardas.

O plano sancionado hoje também prevê a promoção de 127 subinspetores ao posto de inspetor e de 450 guardas ao cargo de subinspetor. A adesão ocorrerá em janeiro próximo. Elaborado por uma comissão formada por três membros do governo e três membros da categoria, o PCCV foi aprovado na íntegra e por unanimidade pelos vereadores do Recife. A negociação envolveu profissionais de várias pastas da PCR, tendo sido conduzida pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.

Bastante aplaudido pelos guardas que lotaram o auditório, Geraldo Julio ressaltou a prioridade da gestão em reconhecer os serviços prestados pela GMR. “Queremos que vocês possam fazer o seu trabalho cada vez melhor; orgulhosos e motivados. A presença da Prefeitura nas ruas se dá muito pela Guarda Municipal e temos o compromisso de fazer a corporação ganhar ainda mais homens e mais mulheres, através de um concurso público para aumentar o efetivo. Queremos que a corporação seja reconhecida assegurando a melhoria da vida das pessoas, cuidando da segurança e se firmando como a melhor Guarda Municipal do País”, enfatizou.



O prefeito do Recife também destacou a atuação dos guardas em diversas áreas do Poder Público. "Contamos com a Guarda para cuidar do meio ambiente, da segurança, do patrimônio e do que interfere na vida de tanta gente que é o trânsito. Tudo que a Guarda cuida está diretamente ligado e mexe com a qualidade de vida das pessoas. Vocês são muito presentes na vida do povo e na vida do Recife", pontuou Geraldo Julio.

Com o aumento de 40% nos salários-base, os valores irão de R$ 1.082,82 (guarda nível 1) até R$ 2.118,04 (último nível de inspetor). Além dos benefícios de promoção e aumento, as gratificações da Guarda Municipal serão unificadas, não existindo diferenças ou subjetividades para avaliar os bônus - todos receberão o mesmo valor.

Para Manoel dos Anjos, guarda municipal há 20 anos e membro da comissão elaboradora do PCCV, esta é uma conquista há muito tempo esperada. “Lutamos há três anos por isso; é um anseio antigo. Em 120 anos da Guarda é o nosso maior avanço. Estamos nos sentindo mais valorizados e reconhecidos pela nossa atuação”, afirmou. Já Ernani Leitão, que também é guarda, comemorou a sanção do plano. "Este dia vai ficar na história. Temos uma trajetória de luta e sofrimento. Estamos muito satisfeitos porque o prefeito olhou para nossa classe, entendeu nossas necessidades. É um grande presente de Natal”, cravou.

[caption id="attachment_42170" align="aligncenter" width="680"] Segundo prefeito Geraldo Julio, reconhecimento dos serviços prestados pela Guarda Municipal é prioridade da gestão. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Com o PCCV, os profissionais da Guarda tiveram a carga horária ampliada de seis para oito horas diárias e passarão, de forma institucionalizada, a zelar também do ordenamento urbano, além do patrimônio público e do trânsito do Recife. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, a atuação reforçará a importância do papel da categoria. “Ordenamento urbano também quer dizer a segurança do cidadão no espaço público da cidade. A Guarda terá essa missão que já é um conceito aplicado, embora novo, no Brasil e fora do Brasil; de ter uma postura mais sensível no trato com respeito aos cidadãos”, salientou.