NOTÍCIAS

Cultura | 26.12.14 - 08h56

Coco, Bois, Pastoris e Orquestras animam a noite de Natal do Recife

Os polos da Macaxeira, Várzea, Ibura, Jardim São Paulo, Alto do Pascoal e Pátio de São Pedro receberam atrações com a programação do Ciclo Natalino da Cidade. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

Um dia para celebrar a comunhão entre as pessoas e festejar a vida. Foi este o clima no polos comunitários da programação do Ciclo Natalino do Recife, na noite desta quarta (24). Diversas atrações ocuparam vários bairros da cidade com apresentações que exaltam a cultura popular e folclórica, reunindo várias pessoas para comemorar a data. A programação do período segue até o dia 6 de janeiro de 2015, quando o Ciclo se encerra com a Queima da Lapinha.

O dia começou ao som de Orquestras no Pátio de São Pedro. Movimentando o entorno do centro do Recife, as apresentações reuniram passantes e comerciantes locais das 9h até 13h horas. No Alto do Pascoal teve ciranda, Pastoril e samba. O Coral Recife em Canto também apresentou canções natalinas, que comoveram os presentes.

Já nos polo da Zona Norte do Recife, que tiveram início às 19h, a diversão ficou por conta de grupos de danças populares, bandas de samba, entre outros ritmos. O Boi de Loucos abriu a programação da Várzea, embalando as crianças na brincadeira. Na Macaxeira, a Banda Brasáfrica garantiu a diversão dos adultos fechando a noite com uma mistura de ritmos.

No Ibura a programação iniciou mais cedo, às 18h, com apresentação do Grupo de Dança e Passistas Pequenas Estrelas, já anunciando a chegada do Carnaval. O Alto do Pascoal teve Ciranda, Coral e Pastoril, botando as pessoas nas ruas para conferir as mais legítmas representações da cultura pernambucana.

Em Jardim São Paulo o coco tomou conta do palco, abrindo os festejos do local. Para Sônia Andrade, comerciante do entorno, as apresentações no bairro são uma oportunidade de diversão e também de lucro. “Com as festas aqui conseguimos faturar mais um pouquinho, porque mais pessoas freqüentam o espaço e acabam consumindo nos nossos fiteiros. E depois que encerramos o trabalho ainda podemos nos divertir. Tá bonito demais”, destacou. A noite seguiu com apresentação do Coral Sonhos, da Cia Forrobodó e de Jorge Riba. Todos artistas autenticamente recifenses.

As apresentações do Ciclo Natalino do Recife seguem até o dia 6 de janeiro de 2015. Confira aqui a programação completa