NOTÍCIAS

Cultura | 26.12.14 - 16h21

Polos festivos animam o Natal no Recife

 

Parque Dona Lindu, Brasília Teimosa e Ibura foram alguns dos pontos de animação no dia de Natal. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

E para quem achava que a quinta-feira (25) era dia de ficar em casa, se enganou. Muita gente aproveitou a tarde e noite para dar um pulinho em alguns dos polos de animação do Ciclo Natalino da Prefeitura do Recife. E o que não faltou foi animação! No Parque Dona Lindu a programação foi voltada principalmente para a criançada. Já nos polos de Brasília Teimosa e UR1-Ibura, muitas atrações, principalmente, para os adultos.

A festa no Dona Lindu começou cedo, ainda durante o período da tarde. O Parque estava cheio de crianças que curtiam os brinquedos ganhos na noite anterior, bem como, os equipamentos de lazer do espaço. E foi nesse clima que o Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda iniciou as apresentações artísticas levando a cultura popular para os presentes. O grupo é de Cidade Tabajara, formado por integrantes da família do Mestre Salustiano e jovens da comunidade. Com idades variadas, o mais novo tinha apenas 3 anos de idade, as crianças apresentaram as brincadeiras do folguedo que conta com o delegado, os Mateus e a Catirina, e animaram o público.

Logo em seguida, a turma do Cabo de Santo Agostinho trouxe sua Carroça Encantada para a área externa do Parque. O trabalho voltado, principalmente, para o incentivo à leitura através da contação de histórias, encantou adultos e crianças. A interação com o público foi perfeita conseguindo a participação de filhos e pais nas brincadeiras. Que o digam a professora Débora Gonçalves e a filha, Letícia, de 8 anos, ambas de Pesqueira, no Agreste do Estado. Elas participaram ativamente das encenações promovidas pelo grupo e ficaram encantadas. “Perfeito, fantástico. O entrosamento deles com o público é maravilhoso. Eles deixaram em todo mundo o recado da importância da leitura”, afirmou Débora. Esse era o primeiro natal que ela passava no Recife. “Estou adorando a programação aqui do parque”, finalizou. Também se apresentaram no polo o Pastoril Campinas Alegres, a Ciranda Imperial que fez todo mundo cirandar e a Banda Tio Bruninho, que encerrou a programação.

Já em Brasília Teimosa, a festa foi aberta com atrações oriundas da própria comunidade. A primeira delas foram as Sereias Teimosas, um grupo de terceira idade que levaram a beleza do pastoril para a festa. Uma das componentes, Dona Josina Souza, de 75 anos, era uma das mais animadas. “É um prazer fazer parte das Sereias”, afirmou. Logo em seguida, a meninada de Brasília mostrou que tem muita cultura no pé com as apresentações de dança do Balé Deveras, que encenou danças típicas nordestinas e encenou o nascimento de Jesus. O polo contou ainda com a beleza do Coral Esperança, da Banda Suprema Corte e do Grupo Terra.

E na UR-1, no Ibura, muita música eletrônica animou o palco. Os Dj’s Largados faziam apresentações sempre nos intervalos entre uma atração e outra, e mesclavam ritmos como ciranda e frevo, aos efeitos eletrônicos. Entre os grupos que se apresentaram nessa noite, estava o Coco e Ciranda do Mestre Goitá que fez o público dançar bastante. O polo contou ainda com a animação da Companhia de Dança e Teatro 100% Show, a Cia. Pé-Nambuco de Dança – Divinas Pastoras, o grupo A Trombonada e a Orquestra Super Pop.

Nesta sexta-feira (26), a festa continua no Polo do Pátio de São Pedro, a partir das 19h, com Arnaldo do Coco, Grupo Fethxa, Mestre do Coco Pernambucano e Toadas de Pernambuco. Confira aqui a programação completa.