Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 26.12.17 - 16h01

Recife ganha Plano Municipal de Saneamento Básico

img_alt

Prefeito Geraldo Julio assinou o decreto de regulamentação do plano na manhã desta terça-feira (26). Recife é a primeira capital do Nordeste a ter um plano de longo prazo para a área. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife deu um importante passo para o planejamento de longo prazo do Saneamento Básico da cidade. O prefeito Geraldo Julio assinou, na manhã desta terça-feira (26), o decreto de regulamentação do Plano Municipal de Saneamento Básico.  O plano foi moldado a partir do diagnóstico do saneamento no município, com indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos. O conjunto de dados vai permitir o desenvolvimento de projetos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização do saneamento. A construção do Plano foi coordenada pela Secretaria de Saneamento do Recife.

Para o prefeito Geraldo Julio, o plano demonstra a preocupação com o planejamento da cidade. "A gente tem o objetivo de construir uma cidade melhor para o futuro, então esse plano vem para atender essa necessidade. O Saneamento é fundamental para saúde e qualidade de vida das pessoas. Os estudos apontam que a cada R$ 1 real investido em Saneamento Básico, são economizados R$ 7 no Sistema Único de Saúde (SUS). E a gente sabe do sub-financiamento desse sistema e sabemos que o SUS só vai ser financeiramente viabilizado no Brasil quando aumentar a cobertura do Saneamento. A gente está fechando um ano muito duro, um ano em que os brasileiros precisaram cuidar das urgências, mas a gente cuidou das urgências e dos planos a longo prazo", afirmou o prefeito.

Entre os objetivos do Plano está o de criar mecanismos para avaliar a eficiência das ações previstas; identificar possíveis entraves de natureza político institucional, legal, econômico-financeira, administrativa, cultural e tecnológica que podem impactar na realização das metas propostas. Outro ponto importante é o estímulo do consumo responsável de água e utilização de tecnologias apropriadas para racionalização dos sistemas, inclusive o reuso da água.

"O plano é a linha mestra do nosso trabalho. Ele mostra, exatamente, como devemos atuar na área do Saneamento Básico, que é um setor com quatro eixos fundamentais: saneamento, drenagem, aproveitamento das águas pluviais e a coleta de lixo e aproveitamento dos resíduos sólidos", explicou o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa. O plano se estende pelos próximos 20 anos e deve e ser atualizado anualmente.  O projeto foi construído pelos técnicos da secretaria de Saneamento, com acadêmicos, representantes de empresas que atuam no setor e em debate com a sociedade.

Os estudos desenvolvidos para elaboração do Plano partiram das condições existentes dos serviços de saneamento básico, projetando-se as futuras intervenções necessárias dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Também foram analisadas a infraestrutura do atual sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e do gerenciamento dos resíduos sólidos do município do Recife.