Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 26.12.18 - 16h43

Prefeitura reabre sistema de matrículas (26)

img_alt

Segunda etapa do processo disponibilizará 8.000 vagas para a população. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

partir de hoje,  (26 de dezembro) a Prefeitura do Recife abre a segunda etapa das matrículas on line para vagas da rede municipal de ensino no ano letivo de 2019. No total, ainda há cerca de oito mil vagas disponíveis de um total de 21.673 que foram ofertadas na primeira etapa do preenchimento. Os novatos que desejem ingressar nas escolas, creches e creches-escolas podem reservar vagas através do endereço eletrônico www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pelo computador, tablet ou celular. A segunda etapa da matrícula fica aberta até 23h59 do dia 28 de dezembro.

A rede de ensino conta com pouco mais de 90 mil estudantes e, destes, mais de 70 mil já haviam renovado suas matrículas para o próximo ano. As vagas contemplam turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar e, a partir daí, o sistema mostra as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Quando a vaga for para crianças de 0 a 5 anos, entretanto, o próprio sistema direciona o ano de ensino devido à data de corte exigida pelo Governo Federal. O atendimento é prioritário para os residentes no entorno das unidades de ensino onde as vagas estão sendo pleiteadas.

Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola ou creche para levar os documentos e confirmar a matrícula, no período de 2 e 4 de janeiro de 2019. Na ocasião, deverá levar o comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva), cópias de certidão de nascimento (ou casamento), carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e duas fotos 3X4.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

Matrícula em balcão acontecerá em janeiro – caso haja vagas disponíveis após a segunda etapa de matrículas, novas matrículas poderão ser feitas diretamente no balcão das escolas entre os dias 7 e 18 de janeiro.

ETAPAS

DATAS

Vagas remanescentes (2ª etapa on-line)

De 26 a 28 de dezembro de 2018

Confirmação de vagas remanescentes

De 02 a 04 de janeiro de 2019

Matrícula de vagas remanescentes na escola

De 07 a 18 de janeiro de 2019