Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 26.12.22 - 12h24

Esporte como transformação motiva pernambucanos que seguem para a 97ª Corrida Internacional de São Silvestre

img_alt

para a 97ª Corrida Internacional de São Silvestre Com apoio da Prefeitura do Recife, 44 atletas embarcaram para participar da prova que acontece no sábado (31), em São Paulo (SP). (Foto: Edson Holanda/PCR)


Irreverência e bom humor são características marcantes dos pernambucanos que disputam a Corrida Internacional de São Silvestre, e não poderia ser diferente em 2022. Tradição de fim de ano, o ônibus que conduz o grupo partiu do térreo do edifício sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Nesta 97ª edição da maratona, 44 corredores locais estarão presentes, com apoio da Prefeitura, por meio do Secretaria de Esportes, pelo programa Recife Corre. O percurso acontece no sábado (31), com largada às 7h25, em São Paulo (SP). O retorno da capital paulista será no dia 01 de janeiro, às 09h. Para muitos participantes, o esporte foi fator primordial para passarem a conviver com o sentimento de leveza que este momento proporciona.
 

"A corrida para mim foi o resgate de uma depressão profunda. Perdi o meu irmão, uma pessoa muito amada, e eu não queria mais viver. Eu não entendi e queria ir embora com ele", relata Roberta da Silva, 59 anos, que está indo para a sua primeira edição da maratona. "Depois, algo me tirou da cama, comecei a caminhar, trotar, e estou há nove anos na corrida de rua. Entrei para não querer parar mais, porque é sobrevivência para mim. Renasci das cinzas através do esporte. Não deixo mais de correr e irei com toda certeza para as próximas edições." 

Deficiente visual, Ricardo Siqueira, 49 anos, também se encontrou no esporte após um quadro de depressão. "Minha relação com a corrida começou no momento em que o médico falou que eu não poderia fazer atividade física, por conta da deficiência visual, por eu ter me tornado cego. Entrei em depressão por conta disso", rememora. "Mas desde então, já são nove anos de São Silvestre e há três anos estou no projeto do Recife Corre, da Prefeitura do Recife. Estou indo para completar a prova. Entrar no esporte elevou a minha autoestima, sinto mais firmeza em tudo que vou fazer graças a isso", afirma. 

Toda a assessoria de treinamento dada aos atletas participantes da corrida é realizada através do Recife Corre. A supervisão fica a cargo do profissional de Educação Física Pedro Antônio, responsável pelo programa e pertencente ao quadro de professores da Secretaria de Esportes.   

Recife Corre – O programa é uma assessoria esportiva de corrida de rua, oferecido de forma gratuita para população pela Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife. Os treinos acontecem no Parque da Macaxeira, nas terças e quintas, às 7h da manhã, e às sextas-feiras, também às 7h, no Parque da Jaqueira. Atualmente, mais de 150 corredores recebem assessoria de treinamento.