NOTÍCIAS

Cultura | 27.01.14 - 09h41

Prefeito renova contrato para fornecimento de modem 4G para professores

Os 5.772 docentes da rede municipal de ensino podem optar pelo equipamento para substituir a tecnologia 3G já utilizada

Na tarde desta sexta-feira (24), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, assinou em seu gabinete o quarto termo aditivo do contrato que permite a substituição do modem 3G para o 4G da operadora Telefônica Vivo para 5.772 professores da rede municipal do Recife. O contrato também garante a substituição dos modens wi-fi que permitem a conexão à internet nas 302 unidades de ensino da Secretaria de Educação.

A mensalidade do plano de dados do modem 4G continua custando R$49,80. De acordo com o contrato, a Secretaria de Educação custeia a metade desse valor e a outra parte é paga pelo professor, com desconto em folha. O pacote de dados contratado pela PCR passará de 3 Mb/s e 2,5 Gb em velocidade para download, sem limite mensal, para a velocidade de 3 Mb/s e 3 Gb de franquia ilimitada para enviar e baixar arquivos.

“Essa é mais uma ação de valorização do profissional de educação, para que ele tenha acesso a tecnologia 4G, que é mais moderna, permitindo que nossos professores estejam cada vez mais conectados. A educação precisa carregar cada vez mais tecnologia, para que nossos estudantes sejam mais competitivos no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

Além de receber o modem 4G, os professores também podem ficar com o antigo modem 3G, a um custo adicional de R$ 9,90, em contrato direto com a Telefônica Vivo. “Com a substituição para o 4G, as famílias dos professores vão poder participar do processo de inclusão digital, pois eles poderão optar em também permanecer com o modem mais antigo e usá-lo em casa", acrescentou o prefeito.

O secretário-executivo de Gestão da Rede da Secretaria de Educação, Francisco Luiz dos Santos, ressaltou que a assinatura desse aditivo representa um avanço, pois confere mobilidade à conexão dos docentes à internet e ajuda a incrementar as aulas. “Nossos professores e alunos vão ter acesso a imagens e arquivos multimídia de melhor qualidade que a utilizada no modem 3G."

Já o representante da operadora de telefonia reforçou que a tecnologia ajuda a fortalecer programas já desenvolvidos na Secretaria de Educação. “Estamos consolidando nossa parceria com a Prefeitura do Recife, participando do crescimento do programa Professor@.com, que leva internet móvel para cerca de 5.800 professores”, comentou Adalmir Assef, diretor comercial da Telefônica Vivo no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.