NOTÍCIAS

| 27.01.15 - 14h45

Hanseníase: Dia Mundial no Recife é comemorado com alerta

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, no próximo 28 de janeiro, será realizada uma campanha de alerta feito por profissionais das Secretarias de Saúde do Recife e do Estado, para chamar a atenção para a prevenção e tratamento, com atividades de diagnóstico e orientações sobre a doença, no Pátio da Basílica do Carmo, das 9h às 16h. Em um ônibus serão instalados três consultórios médicos onde os transeuntes com sintomas da doença serão atendidos. O evento tem a parceria da Coordenação Estadual de Hanseníase e do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN.

Em cada consultório haverá um especialista fazendo a detecção dos casos, que ao serem confirmados serão encaminhados para a Unidade de Saúde mais próxima da residência do usuário onde terá início o tratamento. As Unidades vão receber uma ficha de contra referência informando o diagnóstico com forma clínica e tempo de tratamento, para garantir a adesão desses pacientes.

A campanha tem duração de 9h às 16h, com o objetivo de realizar atividades de busca ativa de casos, exame de sintomáticos dermatoneurológicos e de educação em saúde para população em geral, favorecendo a intensificação do diagnóstico precoce da hanseníase e propiciando acesso ao tratamento adequado em tempo hábil, especialmente nas classes mais carentes desprovidas de informações.

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, com alto poder incapacitante, de grande importância para a saúde pública, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Executiva de Vigilância a Saúde, até dezembro de 2014, o número de casos novos detectados na população geral e em menores de 15 anos em Recife foi de 359 e 36 respectivamente, o que representa 17,9% e 18,2% dos casos novos detectados no Estado.

Criação - No primeiro ano de governo, o prefeito Geraldo Júlio lançou na cidade o Programa Sanar para enfrentamento às doenças negligenciadas transmissíveis, como hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase. A iniciativa conta com ações estratégicas envolvendo os componentes: vigilância dos casos, assistência à saúde e mobilização e comunicação em saúde com atividades de assessoramento técnico às Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da rede de apoio diagnóstico, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.

O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase foi criado em 1942, por iniciativa de Raoul Follereau, jornalista francês engajado na luta contra a doença. Esse dia é comemorado em todos os países endêmicos da doença com o objetivo de alertar a população, informar sobre os sintomas, além de obter o compromisso dos países endêmicos com o controle e eliminação da hanseníase.