NOTÍCIAS

| 27.01.15 - 16h30

Operação da Vigilância Sanitária do Recife interdita ​depósito em Casa Amarela e apreende 5 toneladas de ​alimentos

Produtos em condições impróprias para o consumo e a falta de estrutura para armazenamento foram os principais fatores para interdição do estabelecimento. (Foto: Cortesia)


A distribuidora AFP Atacado Eireli foi interditada na manhã desta terça-feira (27), na Rua Tomé Dias, 38, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade. A ação foi motivada por denúncia recebida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife. As equipes constataram que os alimentos perecíveis e não perecíveis estavam sendo distribuídos para outros locais de venda com o prazo de validade vencido. A operação foi realizada em conjunto com o Procon-PE, Ministério Público de Pernambuco e Delegacia do Consumidor, gerando a apreensão e descarte de cerca de 5 toneladas de produtos inadequados para o consumo. Os fiscais também verificaram diversas irregularidades na estrutura do depósito.

Foram encontradas maioneses e margarinas expostas em temperatura ambiente e sacos de farinha de trigo especial para panificação abertos, contendo insetos mortos e mofo. Carne de charque estragada, embutidos sem condicionamento adequado, açúcar com o prazo de validade vencido, caixas de leite estouradas com moscas e sem armazenamento correto estavam entre as irregularidades encontradas.

"As instalações tinham muitas infiltrações e mofo nas paredes, além dos palets – lugar onde os produtos encontravam-se dispostos -, em más condições higiênico-sanitárias e quebrados", enumerou a gerente da Vigilância Sanitária, Adeílza Ferraz. Ela acrescentou ainda que foram encontradas embalagens roídas por ratos, larvas, fezes de insetos e de roedores. Os alimentos impróprios para o consumo foram incinerados e o gerente foi detido pela Delegacia do Consumidor, para prestar depoimento.

A Vigilância Sanitária do Recife informou que o estabelecimento ficará interditado e não tem prazo para reabrir. Os proprietários devem cumprir todas as exigências estabelecidas para que a Visa avalie a reabertura do depósito. Os responsáveis pelo estabelecimento deverao responder a um processo administrativo-sanitário que pode resultar em uma multa que varia de R$ 40 a R$ 400 mil.