Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 27.01.17 - 19h30

Café da manhã marca o dia da visibilidade trans no Centro de Referência Clarice Lispector

img_alt

Diversas organizações e associações de mulheres trans estiveram presentes no evento que teve como objetivo abrir novas parcerias com o segmento (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Para celebrar e abrir novas parcerias, a Secretaria da Mulher do Recife promoveu, nesta sexta-feira (27), um café da manhã para as mulheres trans e travestis, no Centro de Referência Clarice Lispector, localizado no bairro da Boa Vista. O encontro marcou a programação do dia da visibilidade trans, comemorado no dia 29 de janeiro. O Clarice é um equipamento municipal voltado para o acolhimento e orientação de mulheres que estão em situação de violência doméstica e/ou sexista. Diversas associações e organizações ligadas à causa estiveram presentes na ação.

"Esse café da manhã tem o simbolismo de dizer que a casa está aberta para vocês. Entrem, se sintam em casa. A Secretaria da Mulher está disponível e disposta para vocês. Embora seja uma semana de luta, é também de comemoração porque nós temos avançado e vamos avançar ainda mais", disse a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. Além das boas vindas, a gestora apresentou o funcionamento do Centro de Referência e os serviços que são disponibilizados para as mulheres da capital pernambucana.

Para Roberta Campos, representante da Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco (Natrap), parabenizou a ação. "Adorei o acolhimento, estou me sentindo em casa. É uma vitória", comentou. Já para Laura Medeiros, do Instituto Mulher do Programa Atitude, a atividade foi uma oportunidade para se aproximar da militância e conhecer as políticas públicas destinadas ao segmento. "Sempre me falaram para frequentar os grupos LGBTs, trans. A cada evento sobre trans que venho, sei mais sobre os meus direitos", relatou.  

Um ipê rosa foi plantado pelas convidadas no jardim do Clarice Lispector. Em homenagem ao dia, a árvore ganhou o nome de Patrícia Gomes, uma transativista que foi uma das sócio-fundadoras da Articulação e Movimento para as Travestis e Transexuais de Pernambuco ( Amotrans-PE) e que atuou na promoção dos direitos e cidadania das mulheres trans.

"O município devia a população trans essa vontade política de incluir as trans enquanto cidadãs. É um momento de comemoração, uma luta que firma uma parceria no processo de reconhecimento dos direitos das mulheres trans e travestis", relatou o coordenador do Grupo e Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), Azael Santos.