Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 27.01.20 - 18h43

Defesa Civil do Recife é referência em ação na cidade do Crato-CE

img_alt

Cidade cearense realizou simulado de prevenção de desastres do Plano de Contingência baseado na experiência do Recife. (Foto: Divulgação)

 

A Defesa Civil do Recife serviu de experiência para a realização do 1º simulado de prevenção de desastres dentro do Plano de Contingência implantado na cidade do Crato, no interior do Ceará. A expertise recifense foi a base para a capacitação de servidores de diversas áreas da Prefeitura e do Governo do Estado locais, com o objetivo de preparar a população para uma situação de emergência. Durante aproximadamente uma semana foram realizas ações com o objetivo de testar e avaliar a capacidade de reação do município e dos órgãos públicos em casos de emergência, como deslizamentos de terra e desabamento de casas.

A ação foi bastante comemorada por ter sido algo inédito na região. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do Crato, Josimeire Melo, a simulação foi feita para detectar possíveis falhas no procedimento padrão diante de situações extremas e voltadas para os casos de risco de enchente e desabamento. "O primeiro simulado na região do Cariri e interior do Ceará, será o marco para outras Defesas Civis replicarem em seus municípios. Hoje somos referência em Defesa Civil no interior do Ceará", apontou.

“Este tipo de intercâmbio para troca de experiência é muito importante para nós, pois mostra que a Defesa Civil do Recife está no caminho certo e é modelo para outros municípios”, comemorou Sandro Marinho, coordenador da sala de Monitoramento e Simulados da Defesa Civil do Recife, que realizou a capacitação na cidade cearense. A Defesa Civil do Crato também implantou o primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdec) também baseado na experiência recifense.

Participaram da ação servidores da Prefeitura do Crato, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, Guarda Civil Metropolitana, Demutran, Defesa Civil do Crato, secretarias de Infraestrutura, do Trabalho e Desenvolvimento Social, de Saúde, do Meio Ambiente, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.