Maracatu, ciranda e afoxé na Terça Negra Especial de Carnaval
A cultura pernambucana possui fortes ligações com o continente africano. Criada há 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha quatro edições - nos dias 28 de janeiro, 4, 11 e 18 de fevereiro. Amanhã, primeira noite da Terça Negra Especial de Carnaval, o Pátio de São Pedro recebe o Coletivo de Blocos Afros, Mestre Santino Cirandeiro, Maracatu Encanto do Pina e Afoxé Ara Omim. O evento é gratuito e começa a partir das 19h.
De acordo com Demir da Hora, representante do MNU e coordenador da Terça Negra, a programação geral será focada em apresentações de maracatus, afoxés, grupos de rap, reggae e blocos afro. "É a diversidade que o público se acostumou a ver e curtir durante o ano. Para os artistas, é um momento especial no qual aproveitam para mostrar novidades no vestuário, repertório e arranjos", destaca.
História
A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.
O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, coco de roda e até o reggae e o hip hop.
A Terça Negra tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA ESPECIAL DE CARNAVAL 2020
Dia 28/01
19h - Coletivo de Blocos Afros
20h - Mestre Santino Cirandeiro
21h - Maracatu Encanto do Pina
22h - Afoxé Ara Omim
Dia 04/02
19h - Maracatu Estrela Brilhante do Recife
20h - Coco dos Pretos
21h - Afoxé Omim Sabá
22h - Sistema X
Dia 11/02
19h - Coco Santiago
20h - Afoxé Afefé Lagbara
21h - Maracatu Encanto da Alegria
22h - Didil Reggae
Dia 18/02
19h - Afoxé Obá Iroko
20h - Maracatu Porto Rico
21h - Aurinha do Coco
22h - Ívano