Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.01.22 - 20h45

Prefeitura do Recife abrirá três novos centros de testagem na próxima segunda (31)

img_alt

Capacidade de realizar exames de detecção para a covid-19 no Recife aumentará de 4.800 para 6.300 por dia (Foto: Iggor Gomes/PCR)

A Prefeitura do Recife segue com o cronograma de ampliação para a testagem da covid-19. A partir da próxima segunda-feira (31) serão abertos mais três centros de testagens na cidade. Com os novos locais, a capacidade diária de testes realizados irá aumentar dos atuais 4.800 para 6.300 testes por dia. Os novos centros ficarão localizados no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Uninassau no bairro das Graças e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep. O anúncio da ampliação da vacinação foi feito pelo prefeito João Campos nesta quinta-feira (27).

“Cumprindo com o nosso compromisso de aumentar a testagem para o coronavírus no Recife, na segunda-feira (31) nós vamos abrir mais três novos centros de testagem. Juntos, eles vão gerar de maneira inicial mais de 1500 mil testes por dia na nossa cidade. Eles serão localizados no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; na Uninassau, nas Graças; e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep. Nós vamos abrir por semana mais três novos centros, chegando a uma testagem de pelo menos 15 mil pessoas por dia. Esse é o nosso objetivo para fazer de maneira organizada, com todo agendamento no Conecta Recife, levando o padrão de como foi a nossa vacinação no Recife, também para a testagem, com dignidade e com qualidade no serviço público. Todos os dias faço o monitoramento e a coordenação das ações de ampliação de testagem”, disse o prefeito João Campos.

Os novos centros irão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h, e terão a capacidade para realizar, inicialmente, 500 testes por dia cada um. O acesso aos testes é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. As vagas são abertas todos os dias as 15h. A Prefeitura do Recife iniciou a estratégia de centros de testagem exlusivos para a covid-19 no dia 4 de janeiro com dois centros no Parque da Macaxeira e no Compaz Ariano Suassuna com 400 vagas disponíveis por dia. Com a capacidade de 6.300 teste diários e 8 centros a partir da próxima segunda-feira, a Prefeitura do Recife ampliou em mais de 15 vezes a testagem no município em pouco mais de 20 dias.  

Além dos novos Centros, a Sesau Recife ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, na UFRPE no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

DECRETO - Foi publicado no Diário Oficial desta quinta (27), um decreto regulamentando a testagem para covid-19 na Atenção Básica do Recife. De acordo com a normativa, os profissionais de saúde de nível superior da rede de Atenção Básica (enfermeiros, médicos e cirurgião dentista), além dos técnicos de enfermagem estão aptos a fazer a coleta do exame. A leitura do resultado do teste fica a cargo dos profissionais de nível superior. O decreto prevê ainda que a recusa dos profissionais em participar da operação de testagem sem justificativa plausível será considerada falta grave, passível das medidas disciplinares cabíveis.