Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 27.01.23 - 19h10

CTTU monta esquemas especiais de trânsito para serviços de poda realizados pela Emlurb

 

Efetivo com agentes de trânsito estará no local para auxiliar na segurança viária de condutores e pedestres

 


A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para garantir a segurança viária de condutores e pedestres durante a execução de serviços de poda, realizados pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) neste fim de semana. As ações acontecerão no Centro e na Zona Norte. Em casos de dúvida, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

No sábado (28) haverá interdição das 8h às 17h na Rua da Conceição, na Boa Vista, no trecho entre a Rua Gervásio Pires e a Praça Maciel Pinheiro. Os condutores que desejarem acessar a Praça Maciel Pinheiro podem seguir pela Avenida Conde da Boa Vista e Rua do Hospício.

No domingo (29), também das 8h às 17h, haverá interdição da Rua do Futuro, no trecho entre a Rua Deputado Pedro Pires Ferreira até a Avenida Santos Dumont, próximo ao Parque da Jaqueira. A interdição será parcial, com pelo menos uma faixa de rolamento livre para passagem de veículos.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) é a responsável pela execução dos serviços de arborização da cidade, envolvendo poda, erradicação, eliminação de problemas fitossanitários, entre outros. Todos os serviços são acompanhados por engenheiro agrônomo ou florestal. As árvores da cidade situadas em vias públicas são podadas e monitoradas por equipes do órgão, compostas por técnicos e engenheiros agrônomos e florestais. O monitoramento é realizado diariamente por essas equipes e também pelas demandas recebidas pela Emlurb através da central 156. Nas vistorias são identificados os critérios para poda ou erradicação, como risco de queda, problema fitossanitário, poda para conformação (ajustar os galhos), entre outros. Os motivos para a queda de árvores são diversos, como por exemplo chuvas e ventos fortes, que deixam as copas dos vegetais pesados, intervenções em calçadas que danificam as raízes, idade do vegetal etc. As ocorrências deste ano estão dentro da normalidade. Para solicitar vistorias e podas, além de sugestões, reclamações e denúncias, a Emlurb disponibiliza o número 156.