Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 27.01.23 - 19h08

CTTU reforça sinalização em áreas escolares para volta às aulas

img_alt

Indicativos de faixas de pedestres e regulamentação de velocidade foram intensificados para dar mais segurança viária aos pedestres - em sua maioria, crianças - próximos às escolas. (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

 

 

A principal tarefa da gestão de segurança viária é proteger os pedestres, que são os mais frágeis no trânsito. Nesse grupo, as crianças, por serem ainda mais vulneráveis, precisam ser preservadas. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou, na noite desta quinta-feira (26), uma força-tarefa para intensificar a sinalização de áreas escolares no Recife. Ao todo, mais de 30 áreas terão reforço até a primeira quinzena de fevereiro.

Entre os bairros contemplados, estão Beberibe, Graças, Santo Antônio, Jordão, Derby, Espinheiro, Várzea, Cohab, Iputinga, Ibura e Imbiribeira. Os projetos trazem sinalização como avisos na via de que aquela é uma área escolar, novas travessias para pedestres, sinalizações verticais indicando que existem crianças no local e, ainda, placas regulamentando a velocidade máxima na via. “Apesar de parecerem simples, essas sinalizações são de extrema importância porque informam os condutores sobre o que esperar naquela via. Nesses casos, identificamos um maior número de pedestres que são crianças, ou seja, tendem a se distrair na via, a andar mais devagar e a ser mais frágeis em casos de batidas ou atropelamentos. Por isso, a principal orientação é de que, em áreas escolares, os condutores não excedam a velocidade para evitar esses sinistros de trânsito que podem ser muito graves quando envolvem crianças”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS -  A operação volta às aulas reúne uma série de ações para garantir a segurança viária dos estudantes no caminho da escola. Equipes de atendimento aos transportes especiais intensificam as ações dos transportes escolares para regularizar o serviço. O setor de engenharia de trânsito intensifica a sinalização de áreas escolares para alertar os condutores sobre a necessidade de não exceder o máximo de 30 km/h na velocidade devido à grande demanda de pedestres crianças nesses locais. Além disso, as equipes de fiscalização e de educação para o trânsito reforçam as ações para orientar os condutores quanto à formação de fila dupla e estacionamento irregular, práticas que prejudicam a mobilidade. As crianças também serão contempladas com atividades lúdicas realizadas pela Liga da CTTU para dar informações sobre segurança viária e respeito às leis de trânsito.