Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 27.01.23 - 20h14

Eleitos novos Rei e Rainha do Carnaval da pessoa com deficiência

img_alt

O evento foi realizado pela Secretaria-Executiva de Direitos Humanos do Recife e reuniu 19 concorrentes, sendo seis homens e 13 mulheres. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Uma tarde repleta de muita alegria e frevo marcou, nesta sexta-feira (26), a eleição do Rei e da Rainha da pessoa com deficiência do Carnaval do Recife 2023. A 2ª edição do concurso foi realizada no Compaz Dom Hélder Câmara, na Ilha Joana Bezerra. O evento foi realizado pela Secretaria-Executiva de Direitos Humanos do Recife e reuniu 19 concorrentes, sendo seis homens e 13 mulheres. 

 

A comissão julgadora levou em consideração a  alegria,  simpatia,  entusiasmo, carisma, ritmo, fantasia e adereços usados na apresentação dos participantes. Este ano puderam se candidatar pessoas com deficiência física, a exemplo de amputados, usuários de cadeira de rodas, usuários de muletas ou com mobilidade reduzida.

 

Matheus José Pimentel, 27 anos, pedagogo, usuário de cadeira de rodas, foi eleito Rei da Pessoa com Deficiência do Carnaval Recife 2023. Nina Souza, 40 anos, professora de dança, usuária de cadeira de rodas,foi eleita Rainha do 2°Concurso da Pessoa com Deficiência do Carnaval 2023.Os vencedores foram premiados com R$ 5 mil. Eles receberam as faixas da Rainha de 2020, Zemily Casala Santos e pelo Rei de 2020, Caio Antônio Rocha, ambos com síndrome de Down.

 

"Sou passista e porta voz do frevo e é com grande alegria que recebo a faixa e o título de majestade da pessoa com deficiência do Carnaval do Recife,  que é o Carnaval da diversidade e da inclusão.  Para mim o carnaval do Recife é isso, é diverso, é amor, é alegria, é energia, é saúde, é viver", disse Matheus que carrega agora o título de Rei da Pessoa com Deficiência.

 

Nina Souza disse estar radiante por ter recebido o título de Rainha da Pessoa com Deficiência. "Apesar de ser uma pessoa com deficiência , posso chegar onde quero. Sou cadeirante mas eu sou microempresária, sou professora de dança e eu amo dançar e eu represento o meu Pernambuco com maior amor e eu quero passar isso pra todo mundo", falou orgulhosa a nova rainha da Pessoa com Deficiência.