NOTÍCIAS

Carnaval | 27.01.23 - 20h50

Prefeitura do Recife anuncia volta do maior Carnaval de Rua do Brasil

img_alt

#VolteiRecife com todos os Carnavais será o tema da festa, que terá 2,8 mil apresentações distribuídas em 44 polos por toda a cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Marco Zero terá nomes de destaque nacional como Emicida, Pabllo Vittar, João Gomes e Fundo de Quintal. A cultura popular também protagoniza festejos, celebrando as tradições que perpetuam o mais diverso e plural Carnaval de rua do Brasil.  Entre as novidades, a Rua da Aurora vira um pólo permanente, dedicado à Cultura Popular e ao público infantil. Maior festa de rua do país ganhará transmissão ao vivo pela TV Conecta, no canal da Prefeitura do Recife no Youtube

Após um hiato de dois anos de saudades em que a maior manifestação cultural recifense esteve suspensa devido à pandemia de covid-19, o Carnaval do Recife 2023 retorna em grande estilo. Com a temática #VolteiRecife com todos os Carnavais, o ciclo momesco se estenderá até Quarta de Cinzas por praças, ruas e avenidas da cidade, e promete preencher os corações saudosos com a profusão de cores, sentidos e alegrias dos brinquedos populares, em mais de 2,8 mil apresentações e shows que embalarão 44 polos de animação. Mantendo as tradições, Recife se destaca no ciclo carnavalesco pela democratização cultural promovida em toda a cidade, onde foliões, brincantes e turistas se confraternizam ao som do centenário frevo e suas outras diversas manifestações. No total, 6.600 colaboradores da Prefeitura do Recife são mobilizados para a realização do maior evento do calendário festivo da cidade

De olho num Carnaval com um pé na tradição e outro na diversidade, onde coexistem democraticamente todas as sonoridades, o Marco Zero será palco de mais de 20 shows de nomes que honram e que representam o melhor da cultura carnavalesca local, bem como baluartes de envergadura nacional para quem está com ouvidos atentos e abertos a todas as possibilidades e riquezas que a música brasileira pode oferecer. Sendo assim, a cultura popular ganha destaque nas noites de sexta a terça de Carnaval com a presença de blocos de abertura denominados “Recife Matriz da Cultura Popular”, quando sobem ao palco agremiações vencedoras do Carnaval 2020 e ainda os já tradicionais encontros de Maracatus de Baque Solto no domingo (19) e o Encontro de Blocos Líricos na segunda (20).

O frevo - considerado patrimônio cultural da humanidade pelo IPHAN desde 2012 - se fará presente no palco do Marco Zero através de nomes como um dos homenageados, Geraldo Azevedo, além de Maestro Forró, Spok, Almir Rouche, André Rio, Maestro Duda, Elba Ramalho, Alceu Valença e o apoteótico Orquestrão, que reúne centenas de músicos para se despedir da folia, na manhã da Quarta-feira ingrata.

Sonoridades diversas e nomes de peso subirão também ao palco Marco Zero como Pablo Vittar, Sorriso Maroto e João Gomes, que brindarão ao público com shows completos viabilizados por patrocinadores, proporcionando uma programação ainda mais robusta ao coração da folia. Outras atrações nacionais que também desfilarão pelo maior palco da cidade serão Fundo de Quintal, Nando Reis, Duda Beat, Maria Rita, Emicida, Fafá de Belém e Melim.

Os tributos a movimentos únicos e que representam a alma do coração recifense ficarão por conta de três espetáculos. No sábado (18), Maestro Duda sobe ao palco para celebrar seus 80 anos e décadas de bons serviços prestados ao frevo de rua como regente, compositor, arranjador e instrumentista. Ainda no sábado, a noite será encerrada pelo show Recife, Capital do Brega, que promete incendiar o Marco Zero com o encontro de diversos e diversas representantes do ritmo, considerado patrimônio imaterial do Recife desde 2021. Na segunda, o espetáculo Frevo de Bloco, o Grande Encontro, reunirá Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres.

Para além da Ilha do Recife, a festa descentralizada trará atrações como Gilsons, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Antônio Nóbrega, Marcelo Falcão, Gaby Amarantos, Marina Sena, Mombojó, Ave Sangria, Devotos, Michele Melo, Barão Vermelho e muito mais. Para garantir a festa com segurança sanitária, a Prefeitura do Recife lembra que a população deve procurar atualizar seus cartões de vacinação de covid. Com o objetivo de melhorar as coberturas de todos os imunizantes ofertados no município e incentivar a população a atualizar as cadernetas de vacina, a Secretaria de Saúde do Recife vai intensificar os mutirões de imunização.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MARCO ZERO

Data

Marco Zero

16 (quinta-feira)

Ubuntu (cortejo formado por 24 afoxés com cerimônia de lavagem do Boulevard da Rio Branco) e Tumaraca - Encontro das Nações (com 700 batuqueiros de 13 Maracatus de Baque Virado)

17 (sexta-feira)

Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo Especial Carnaval 2020

Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

Homenageados do Carnaval - Geraldo Azevedo, Zenaide Bezerra e Dona Marivalda

Geraldo Azevedo e Convidados - Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César

Duda Beat

18 (sábado)

Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 1 do Carnaval 2020

Orquestra do Maestro Duda

Almir Rouche

Pabllo Vittar (com participação de Uana e Romero Ferro)

Recife Capital do Brega

19 (domingo)

Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Maracatus de Baque Solto

Gerlane Lops e Orquestra de Bamba

Maria Rita

Sorriso Maroto

Fundo de Quintal

20 (segunda)

Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos Líricos

Frevo de Bloco, O Grande Encontro (Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres)

Melim

Nando Reis

Emicida

21 (terça-feira)

Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 2 do Carnaval 2020

André Rio

Lenine e Spok

João Gomes

Alceu Valença

Elba Ramalho

Orquestrão - 10 anos do Frevo como Patrimônio Cultural da Humanidade

 

POLOS

Como reza a tradição recifense, Carnaval é festa que se espalha e toma conta da cidade inteira, em muitos quilômetros de alegria. Serão, ao todo, 44 polos, assim distribuídos e localizados:

CENTRALIZADOS

Marco Zero, Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Moeda, Praça da Independência, Pátio de São Pedro e Pátio do Terço

 POLOS CONCURSOS DE AGREMIAÇÕES

Avenida do Forte (Cordeiro) e Rua João Lira (Santo Amaro)

BAIRROS

Alto José do Pinho, Brasília Teimosa, Campo Grande, Casa Amarela, Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Linha do Tiro, Poço da Panela, Rua da Lama, Várzea.

COMUNITÁRIOS

Água Fria, Barro, Buriti, Chão de Estrelas, Coelhos, Ipsep, Iputinga, Joana Bezerra, Jordão Baixo, Mercado da Boa Vista, Morro da Conceição, Mustardinha, Nova Descoberta, Roda de Fogo, Santo Amaro, Totó, Três Carneiros, UR-2, UR-5

INFANTIS

De olho nos foliões mirins, a Prefeitura terá cinco polos destinados aos pequenos. Além do já tradicional polo do Parque Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira irão atender à população com uma programação diversificada e diuturna. População e turistas mirins ganham ainda um novo polo para chamar de seu na Rua da Aurora.

FESTA DA CULTURA POPULAR

No primeiro Carnaval após o anúncio do Plano Recife MCP - Matriz da Cultura Popular, que inaugurou diversas estratégias de valorização das agremiações e tradições culturais ancestrais, como reajustes de 40% a 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal, a cultura popular ganhará destaque não só entre os homenageados, mas também em todas as passarelas da festa.

Os tradicionais concursos distribuirão mais de R$ 1,3 milhão entre agremiações. Além disso, brincantes, passistas e os mais devotados defensores da folia, reunidos em blocos, troças, ursos, maracatus, bois e demais manifestações, já ganharam as ruas com as prévias, desfilando dois anos de saudade.

No Carnaval, as agremiações viverão grandes novidades. Além do protagonismo diário no palco do Marco Zero, a população ganhará o desfile De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro (domingo, segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, agremiações da cultura popular, entre elas, as vencedoras dos concursos carnavalescos de 2020, para inaugurar mais um circuito dedicado a abrir alas para a cultura popular no meio da folia, que se estenderá entre o Pátio do Livramento, Rua 1º de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto e Pátio de São Pedro. Além disso, as agremiações desfilarão suas cores e enredos vencedores também nas tardes do Recife Antigo, com apoteose no palco do Marco Zero, confirmando uma tradição de muitos carnavais.

Também não vai faltar cultura popular nos polos de bairro montados por toda a cidade, em apresentações de chão e no palco, convidando o Recife todo a celebrar suas raízes culturais mais profundas.

IDENTIDADE VISUAL

A confluência de todos os carnavais, a diversidade e o reencontro com a festa deram o tom da criação da identidade visual do Carnaval do Recife 2023. Sob a temática #VolteiRecife Com Todos os Carnavais, a assinatura dos elementos que irão ‘vestir’ a maior festa de rua do Brasil ficou a cargo do arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso, que também teve como inspirações verdadeiros gigantes da arte contemporânea pernambucana como Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora.

A geometrização e a modulação das formas, junto com uma paleta de cores contemporânea, criam uma linguagem inovadora para a manifestação popular que marca o recomeço, a esperança e a alegria. O uso de linhas retas e ângulos precisos dos personagens remete à obra de artistas pernambucanos que conseguiram tão bem representar o nosso Carnaval. Todas as vertentes da cultura popular estão representadas, num encontro do moderno com o clássico, do tradicional com o inovador e, para o ciclo momesco, foram criados cerca de 40 personagens que envolvem brincantes e brinquedos da cultura popular e do Carnaval de rua em suas mais diversas vertentes, numa folia inclusiva que envolve personagens femininos e masculinos, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, ratificando que o Carnaval é sim, de todos, todas e todes.

A identidade passa por painéis como quebra-cabeças que se encaixam livremente e peças individuais que transmitem uma ideia do imaginário da cultura popular local, do dia a dia recifense, em cada um desses grids, que formam uma espécie de malha na frente da qual entram estes personagens.

DECORAÇÃO

O Recife vai se vestir com todas as cores para matar a saudade do Carnaval. A decoração, concebida pela Prefeitura do Recife, vai se concentrar no Recife Antigo e arredores, onde estão os maiores e mais movimentados polos da festa. Quem chegar ao bairro histórico vai, literalmente, mergulhar no colorido da festa. As quatro pontes de acesso ao Recife Antigo, a do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória, ganharão os tradicionais pórticos de entrada, nas cores e motivos do Carnaval. A Buarque de Macedo e a Maurício de Nassau ganharão ainda decoração suspensa: serão cobertas por serpentinas de led e pendentes coloridos, numa alusão a um dos mais emblemáticos símbolos dos carnavais de todos os tempos.

A Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco e Praça do Arsenal também terão elementos suspensos, colorindo o céu da festa com fitas, tecidos e iluminação paisagística nas árvores e postes. Além disso, por todo o bairro, serão espalhados totens decorativos e de serviços com quatro metros de altura, evocando os elementos decorativos da festa e distribuindo informações importantes para os foliões.

O Pátio de São Pedro e o Pátio do Terço, cenários que também protagonizam a folia, recebendo programações importantes e históricas, como a Noite dos Tambores Silenciosos, que traduzem com perfeição o sincretismo entre fé e festa que o Carnaval do Recife evoca e celebra, ganharão pórticos decorativos, para acolher seus também coloridos públicos.

Marco Zero – No Marco Zero, o grandioso palco, que recebe os principais shows da festa, terá 70 metros de largura e 43 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led que trarão fotos, grafismos, elementos decorativos e até informações sobre a programação e polos dos arredores.

Para celebrar este Carnaval do reencontro, a estrutura contará com uma novidade, que promete ampliar os horizontes da folia, garantindo visibilidade para o público que estiver na Marquês de Olinda, na Alfredo Lisboa e na Rio Branco. A passarela, onde artistas e agremiações desfilam seus espetáculos, irá avançar em direção aos galpões do cais, ganhando quase o dobro da área cênica de que dispunha nos anos anteriores.

TV CONECTA RECIFE ASSUME TRANSMISSÃO DO CARNAVAL DO RECIFE 2023

A TV de streaming da Prefeitura do Recife inicia sua primeira transmissão ao vivo na maior folia do planeta em meio a confetes e serpentinas. O retorno da maior festa popular em linha reta do mundo, depois de uma pausa de dois anos, coincide com o início do trabalho desse novo projeto. Além transmitir o Ubuntu e o Tumaraca, na quinta da semana Pré, e de estar ao vivo nos cinco dias de Carnaval com transmissão pelo canal oficial da Prefeitura do Recife no YouTube (www.youtube.com/@prefrecife), a TV Conecta formará um pool com a geração de links que poderão ser usados por qualquer veículo de comunicação.

Ancorada na Empresa Municipal de Informática (Emprel), a TV Conecta Recife nasce com o objetivo de informar para transformar. O poder da comunicação pública ganha impulso ainda maior com a produção jornalística de matérias que falam sobre as pessoas e a cidade. Assim, a TV Conecta amplia o raio de informação de interesse público chegando por meio da tecnologia a um número cada vez maior de pessoas. É nessa perspectiva que a cobertura do Carnaval 2023 chegará pelas ondas do universo digital.

Durante os dias de folia e sagrado espalhados numa programação especial em todo o Recife, uma equipe de repórteres, cinegrafistas, produtores e editores estará a postos informando, em tempo real, sobre programação, serviços e atrações. Distribuída por todo o Bairro do Recife e em polos da folia na cidade montados pela Prefeitura, a equipe da TV Conecta chega para a sua primeira grande transmissão focada em levar para a população uma alternativa a mais de se manter informada durante os cinco dias de festa. Mas, até que a abertura do Carnaval aconteça, as emissoras podem ter acesso, gratuitamente, ao banco de imagens dos carnavais passados feitas pela Prefeitura do Recife clicando neste link:  https://bit.ly/tvconectarecife.

FREI CANECA COM PALCO E TRANSMISSÃO

Além da realização do Palco Frei Caneca FM, que promete trazer o melhor das sonoridades que permeiam as ondas da rádio pública do Recife no domingo que antecede o Carnaval (12 de fevereiro) na Praça do Arsenal, a emissora fará transmissão ao vivo dos shows do Marco Zero e do polo Rec-beat, trazendo informações, ainda, sobre os polos descentralizados da folia na capital pernambucana. A Frei Caneca também fará entrevistas exclusivas com as estrelas que irão se apresentar no Palco do Marco Zero, com novidades quentinhas sobre os shows que irão movimentar o maior dos palcos da cidade.

CARNAVAL DIGITAL

Redes Sociais - Os canais da Prefeitura do Recife e do Carnaval do Recife já estão sendo atualizados com conteúdo da festa. Programação, serviços, fotos, vídeos e outras informações úteis podem ser acessadas, curtidas e compartilhadas nas redes. É só seguir:

Carnaval do Recife

Twitter (@carnavalrecife), Instagram (@carnavalrecife) e Facebook (@carnavaldorecifeoficial).

Prefeitura do Recife

Tik Tok (@prefeituradorecife), Kwai (@prefeiturarecife), Twitter (@prefrecife), Instagram (@prefeiturarecife) e Facebook (@prefeituradorecife).

Visit Recife

Portal visit.recife.br e Instagram (@visitrecife)

Cultura do Recife

Instagram (@culturadorecife)

O folião poderá usar as hashtags #volteirecife para marcar suas publicações e vê-las divulgadas nos perfis oficiais.

É importante ressaltar que o Twitter da CTTU (@cttu_recife) funcionará durante toda a folia de Momo com a cobertura do trânsito e informações sobre mobilidade.

Para programação - https://www.carnavaldorecife.com/

Para Fotografias - https://www.flickr.com/photos/prefeituradorecife

PRÉVIAS

E para quem não aguenta esperar até soarem os primeiros clarins de Momo, a Prefeitura anuncia que o Carnaval já começou. Teve início na segunda (23), uma programação quase diária de prévias carnavalescas, entre acertos de marcha, Terças Negras Especiais de Carnaval, ensaios de maracatu e encontro de ternos de Caboclinho e Tribos de Índios. No total, são mais de 50 atividades, que prometem fazer a alegria de foliões e turistas nas comunidades, no Pátio de São Pedro, Rua da Moeda, Marco Zero, Praça do Arsenal e em várias partes da cidade. A programação completa está disponível no https://www.carnavaldorecife.com/

BAILE MUNICIPAL TERÁ DANIELA MERCURY - Em grande estilo, a 57ª edição do Baile Municipal do Recife promete fazer a pista do Classic Hall ferver no dia 11 de fevereiro (sábado), quando vai reunir representantes emblemáticos do Carnaval com nomes como Daniela Mercury, Marina Sena, Geraldo Azevedo, Maestro Spok e Claudionor Germano, entre outros medalhões. O valor dos ingressos é o mesmo da última edição do baile: R$ 50,00 (pista) e R$ 600,00 (mesa para quatro pessoas), confirmando o Baile Municipal como a programação mais acessível e democrática entre as prévias na cidade. Os ingressos já estão à venda, no próprio Classic Hall, pelo site https://www.bilheteriadigital.com e nos pontos físicos do serviço, nas lojas Esposende dos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna.

TUMARACA E UBUNTU - Na quinta (16 de fevereiro), data que marca a despedida das prévias, o bairro do Recife ganha todo o poder e energia do Axé dos ancestrais com o protagonismo das tradições de matrizes africanas através das cerimônias do Ubuntu e do Tumaraca. A partir das 16h, um cortejo formado por 24 afoxés realiza a cerimônia de cunho religioso com lavagem do Boulevard da Rio Branco, promovendo uma purificação da cidade e sacralizando o Axé, e parte rumo ao Marco Zero, abrindo caminhos para os foliões e evocando bênçãos para a festa do Carnaval. A partir das 18h, o Marco Zero vira palco para o Tumaraca – Encontro de Nações, espetáculo que reúne 13 agremiações de Maracatu de Baque Virado com 700 batuqueiros no coração dos festejos de Momo. No palco, os mestres irão fazer uma autorregência em reverência aos 30 anos de Manguebeat, com participação do Coral Voz Nagô e convidados especiais como Gilmar Bola 8, Gabi da Pele Preta e Sandra de Sá.

CONCURSOS CARNAVALESCOS

Tradição momesca de muitas décadas, os concursos carnavalescos são oferecidos pela Prefeitura do Recife para assegurar passarelas e palcos para as mais autênticas manifestações e personagens da folia recifense e pernambucana. Todos os concursos tiveram acréscimo de 40% nos seus valores de premiação pelo Plano Recife MCP - Matriz da Cultura Popular, que prevê, para 2024, mais 10% de reajuste. Ao todo, os concursos irão distribuir mais de R$ 1,3 milhão em prêmios.

Antes da festa e durante o Carnaval, espalham performance e tradição, os concursos de Rei Momo e Rainha do Carnaval, de Passistas, de Fantasias, de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira e de Agremiações. A programação dos concursos, que abrem e encerram os festejos momescos na cidade, começou no último dia 17 de janeiro. E termina no próximo dia 23 de fevereiro, na concorrida apuração do Concurso de Agremiações.

HOMENAGEADOS

Para enaltecer a mais bela e democrática das festas, o Recife renova suas tradições ao anunciar os homenageados do Carnaval 2023 com três representantes da legítima cultura popular momesca: Dona Marivalda, Zenaide Bezerra e Geraldo Azevedo.

A escolha leva em consideração os bons serviços prestados à salvaguarda da memória cultural em torno do ciclo momesco e faz justiça a nomes basilares do frevo e do maracatu, sonoridades reinantes durante os festejos Carnavalescos. Confira abaixo os perfis dos homenageados do Carnaval do Recife 2023:

Dona Marivalda

Matriarca, rainha e presidente do Maracatu Estrela Brilhante desde os idos de 1995, Marivalda Maria dos Santos representa e congrega muitas gerações e tradições da cultura popular recifense e pernambucana. Costureira de mão cheia, começou devotando seus talentos e afetos a diversos brinquedos, de escolas de samba a grupos de maracatu, que nascem, se fundem e confundem nas periferias do Recife. Muito trabalho e festa depois, assumiu seu lugar na linhagem de majestades, divindades e mestres das brincadeiras populares, sendo coroada rainha nas avenidas de Momo e também nos terreiros sagrados de seus ancestrais. Marivalda é testemunho de festa e fé, uma vida inteira devotada às tradições que sustentam o Recife e sua gente.

Zenaide Bezerra

Considerada a mais antiga passista em atividade do Brasil, Zenaide Bezerra tem 73 anos de idade e pelo menos 65 de frevo. Começou a dançar reproduzindo os ensinamentos e movimentos do seu pai, o renomado passista Egídio Bezerra. Em 1975, montou um grupo de dança, Grupo Folclórico Egídio Bezerra, que se dedica a transmitir, desde então, as tradições pernambucanas a muitas gerações de recifenses. Zenaide jamais aposentou a sombrinha e participa ininterrupta e efetivamente, até hoje, da programação do Carnaval do Recife. Em 2022, foi declarada Patrimônio Vivo do Recife, em reconhecimento à história que ela conta e perpetua a cada passo que se dedica a apresentar e legar para as próximas gerações do Carnaval e da cultura recifense.

Geraldo Azevedo

Nascido em Petrolina, Geraldo Azevedo entrou pela porta do frevo na carreira musical. Suas primeiras experiências no palco foram como integrante de uma banda de Carnaval. O frevo também marcou sua estreia como compositor, em 1967, quando ele escreveu a música “Aquela Rosa”, que mais tarde viria a se tornar um clássico momesco, em parceria com seu parceiro de muitos sucessos e carnavais, Carlos Fernando. Naquele mesmo ano, o frevo de bloco, que nunca mais seria esquecido pelas ruas do Recife, chegou a ser vencedor do Festival de Música Popular do Nordeste. Geraldo participou ainda do Projeto Asas da América, que resgatava o ritmo, desde seu primeiro disco, em 1979. Ao longo da carreira, seguiu colecionando parceiros importantes, como Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Xangai e Elomar, Elba e Zé Ramalho. Com seu timbre inconfundível, confirmou-se voz a falar por um povo inteiro. Gravou mais de 20 discos e rodou meio mundo dedilhando forró e xote, baião e maracatu, além do frevo de sempre em sua inseparável viola. Em 2019, ele revisitou o ritmo com um lançamento de um inédito disco todo dedicado ao ritmo, sob o título ‘É o Frevo. É Brasil’. Quando fevereiro chegar, faz tempo que ele profetiza, saudade já não mata a gente.

CARNAVAL 2023 - TURISMO E LAZER

Democrático e efervescente, o Carnaval do Recife recebe milhares de pessoas, entre cidadãos e turistas, que se reúnem em um único sentimento: a emoção de viver a maior e melhor folia de rua. A Prefeitura do Recife montou uma programação para esquentar o público para as festas de Momo. São roteiros com temas carnavalescos, intervenções com passistas e muito frevo, além de organizar um espaço mais do que especial para as pessoas curtirem a festa sabendo que podem contar com pontos de apoio no Bairro do Recife, onde estão os polos mais movimentados do Carnaval. O Turismo movimenta as mais variadas cadeias produtivas, como as agências de turismo e viagens, meios de hospedagem, centros comerciais, transportes, entre outros.

CENTRAL DO CARNAVAL: ARENA GASTRONÔMICA, DE SERVIÇO E DO ARTESANATO

A Central do Carnaval, área que reúne diversos serviços úteis ao folião, este ano, oferecerá ainda mais assistência. Com serviços essenciais oferecidos na Rua do Observatório, também haverá uma extensão, agora na Rua da Guia. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Central abre das 16h à 0h. Já nos dias 17 a 21, das 16h às 2h.

A Arena Gastronômica, estrutura montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABRASEL-PE), funcionará com a operação de 13 restaurantes com menus variados, incluindo sushi, salgados, pizzas, sorvetes e cafés.

Na Arena de Serviço serão oferecidos serviços de farmácias, caixa eletrônico 24h, lojas de customização, Procon, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza e muito mais.

Uma das novidades é a Arena do Artesanato, que funcionará com 32 operações comerciais, além de outros serviços como alerta celular, Secretaria da Mulher e fraldário. Estes serviços serão detalhados para toda a população em breve.

CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CAT)

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um serviço especializado para acolher e atender qualquer pessoa que queira orientação ou dicas sobre o que fazer e como aproveitar o maior e melhor Carnaval de rua do Brasil.

Na Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório, haverá um CAT prestando este serviço à população, nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 16h a 0h, e entre os dias 17 e 21 das 16h às 2h. Além disso, todos os dias de folia, a população contará com o CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 18h.

O cidadão conta ainda com os serviços de atendimento aos turistas oferecidos pela Empetur, que são o CAT da Praça do Arsenal, que entre os dias 18 e 21 funcionará das 10h às 18h e no dia 22, das 12h às 18h. O CAT Pracinha de Boa Viagem funcionará nos dias 18 e 19, das 10h às 16h, no dia 20, das 10h às 18h, no dia 21, das 10h às 16h e no dia 22, das 12h às 18h. O CAT Aeroporto funcionará todos os dias, das 6h às 23h45, já o CAT do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) funcionará todos os dias, das 10h às 16h e o CAT do Shopping Recife estará fechado entre os dias 18 e 21, mas reabre no dia 22, das 12h às 18h.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a expectativa para a ocupação hoteleira no Recife está acima de 90% durante o Carnaval (período de referência é de 17 a 21 de fevereiro). A Capital pernambucana conta atualmente com 15.611 mil leitos.

MOVIMENTAÇÃO AEROPORTUÁRIA

Segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC), a expectativa de movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Freyre, para o período do Carnaval, é de 226 mil pessoas.

As companhias aéreas estão implementando voos extras para a cidade do Recife no período de Carnaval e, ao todo, são 67 novas ligações que colocam Recife como destino e 1.750 regulares.

Atualmente, Recife realiza conexões diretas com 26 estados, sendo 44 voos diretos nacionais e 3 diretos internacionais.

Vale destacar também que no segundo semestre de 2022, a malha aérea do Recife cresceu. Além de Portugal (Lisboa), foram retomadas algumas ligações internacionais diretas, como os voos da Gol no Aeroporto do Recife para Buenos Aires; voos para Montevidéu, no Uruguai, consolidando a cidade do Recife como o principal hub aéreo do Norte-Nordeste.

No cenário do mercado doméstico houve o início de voos regulares - antes sazonais - entre Recife e Porto Alegre através da empresa aérea Gol e voos entre Recife e Garanhuns através da empresa Latam. Houve também aumento da frequência de voos regulares para Congonhas.

OTREC - O Observatório do Turismo do Recife conta com o hotsite http://observatorioturismo.visit.recife.br, onde são disponibilizados conteúdos como: Indicadores - taxa de ocupação hoteleira, movimentação de passageiros, entre outros; Boletins - redes sociais, anuários, boletins mensais, trimestrais e semestrais, e muito mais.

BLITZ E INTERVENÇÕES TURÍSTICAS

Animando e dando ainda mais instiga aos foliões hospedados nos hotéis recifenses, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife organiza as Blitz do Carnaval. As intervenções acontecem durante os cafés da manhã, saudando os turistas e divulgando a programação do maior e melhor Carnaval de rua. A ação promocional será entre os dias 16 e 18 de fevereiro, das 6h30 às 10h30, em 30 hotéis. A expectativa é que mais de mil turistas sejam agraciados com a brincadeira. Além dos hotéis, as blitze também acontecerão em locais estratégicos como na própria Central do Carnaval, Shoppings da cidade e Aeroporto.

OLHA! RECIFE

O Carnaval carrega também muita história. O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística oferecido pela Secretaria de Turismo e Lazer, conta com roteiros gratuitos e guiados e, neste período, com temas dedicados à festa de Momo. Os interessados em qualquer um dos passeios devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br

Confira a programação abaixo:

  • 04/02 - Olha! Recife no rio, às 9h. Tema: Carnaval, saída do Catamaran Tours;
  • 04/02 - Olha! Recife a pé, às 14h. Tema: Cenários do Carnaval, saída da Praça do Arsenal;
  • 05/02 - Olha! Recife a pé, às 10h. Tema: Poetas do Carnaval, saída da Avenida Guararapes;
  • 05/02 - Olha! Recife de bike, às 9h. Tema: Circuito do Galo, saída da Praça do Arsenal;
  • 08/02 - Olha! Recife a pé, às 14h. Tema: Frevo pra Tocar, saída da Praça do Arsenal;
  • 09/02 - Olha! Recife a pé, às 17h. Tema: Dia do Frevo, saída da Praça do Arsenal;
  • 11/02 - Olha! Recife no rio, às 9h; Tema: Carnaval, saída da Praça do Arsenal;

REDES SOCIAIS

Os canais da Prefeitura do Recife e do Carnaval do Recife já estão sendo atualizados com conteúdo da festa. Serviços, fotos, vídeos e outras informações úteis podem ser acessadas, curtidos, compartilhados nas redes. É só seguir:

Carnaval do Recife

Twitter (@carnavalrecife), Instagram (@carnavalrecife) e Facebook (@carnavaldorecifeoficial).

Prefeitura do Recife

Twitter (@prefrecife), Instagram (@prefeiturarecife) e Facebook (@prefeituradorecife).

Visit Recife - Portal visit.recife.br e Instagram (@visitrecife)

O folião poderá usar as hashtags #carnavalrecife #overdadeirocarnavalderua para marcar suas publicações e vê-las divulgadas nos perfis oficiais.

É importante ressaltar que o Twitter da CTTU (@cttu_recife) funcionará durante toda a folia de Momo com a cobertura do trânsito e informações sobre mobilidade.

 

Para programação - https://www.carnavaldorecife.com/

Para Fotografias -https://www.flickr.com/photos/prefeituradorecife

Acesso a banco de imagens de vídeo de Carnavais passados - https://bit.ly/tvconectarecife.