Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 27.02.24 - 11h14

Recife marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2024

Feira começa nesta quarta-feira (28) e segue até o dia 3 de março na capital portuguesa e deve reunir mais de 60 mil visitantes e participantes, entre profissionais e público geral, de toda a cadeia do turismo

O Recife marca presença na edição 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa nesta quarta-feira (28) e segue até o dia 3 de março, na capital portuguesa, devendo reunir mais de 60 mil visitantes e participantes, entre profissionais e público geral, de toda a cadeia do turismo. Pela primeira vez, a capital pernambucana, através da Secretaria de Turismo e Lazer, participa com um estande próprio na BTL, que é um dos mais importantes eventos, em Portugal, voltado ao setor do turismo, figurando como um ambiente relevante à criação de oportunidades de negócios. A passagem por terras lusitanas também será marcada pela apresentação de um projeto especial, o “Tapiocando”, com foco na exposição desta relevante iguaria da gastronomia recifense e pernambucana.

O mercado português é bastante significativo para o turismo recifense, uma vez que Lisboa é, atualmente, a principal porta de ligação e de entrada do Recife com a Europa. Conexão, essa, que se concretiza através do voo diário Recife-Lisboa, operado pela companhia aérea TAP, oportunizando voo direto com duração de aproximadamente oito horas. Nessa conjuntura, a participação da cidade na BTL se configura como uma grande oportunidade de posicionar o destino Recife neste importante mercado de turistas para a cidade.

“A BTL é uma feira consolidada, portanto, mostra-se relevante a participação do Recife. Um movimento para se conhecer melhor o mercado nacional e internacional, atualizar-se sobre as principais novidades do setor, assim como participar da maior plataforma de contatos em Portugal relacionados ao turismo e, também, realizar reuniões de trabalho com os principais players do mercado. É uma oportunidade para agregar ações de promoção da cidade no mercado português e na Europa, facilitada pela conexão direta entre as duas capitais”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho.

TAPIOCANDO - Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), a SETUR-L vai promover um projeto especial o estande, com o objetivo de levar as raízes da gastronomia recifense e pernambucana para o evento europeu. Trata-se do “Tapiocando”, um projeto que propõe uma viagem pela cultura e pela história da cozinha local por meio da tapioca; insumo versátil, prático e saboroso que, ao longo dos séculos, consolidou-se como um alimento de destaque e de representação da cozinha nordestina.

O “Tapiocando” tem os chefs Rapha Vasconcelos e Duda Lopes como grandes anfitriões. A missão da dupla é fortalecer a identidade regional e a memória coletiva através da gastronomia, da contação de histórias e da educação patrimonial.

 

ASSUNTOS: