NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.14 - 17h24

Embaixador do Japão vem ao Recife conhecer os preparativos para a Copa

[caption id="attachment_44861" align="alignleft" width="680"] Diplomata reuniu-se com o vice-prefeito Luciano Siqueira para tratar de parcerias. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)[/caption]

O futebol e a Copa do Mundo foram os temas principais da conversa entre o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, na manhã desta quinta-feira (27), durante visita protocolar do emissário japonês ao Recife. A comitiva estava composta ainda pela cônsul em Pernambuco, Hitomi Seriguchi, e o conselheiro da embaixada, Daisuke Hoshino. O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Lauro Gusmão, também participou do encontro.

O embaixador Kunio Umeda veio ao Brasil para conhecer as condições das cidades onde a seleção japonesa jogará durante o mundial de futebol e, ainda nesta quinta-feira, segue para Natal, no Rio Grande do Norte.

O vice-prefeito do Recife ressaltou a importância das relações diplomáticas, comerciais e culturais entre os dois países, citando como exemplo a presença de empresas japonesas no atual ciclo de desenvolvimento econômico de Pernambuco. Ele destacou também o significado da Copa do Mundo para o Brasil, bem como o legado que o evento esportivo deixará para o País, particularmente no que se refere às obras de infraestrutura.

"A realização da Copa do Mundo traz grandes benefícios para o Brasil. Um exemplo são as obras de infraestrutura que estamos realizando relacionadas à mobilidade urbana, e que não faríamos na velocidade com que estamos realizando se não fosse a Copa do Mundo", pontuou Luciano Siqueira.

O gestor explicou que a PCR constituiu um comitê com a participação de 12 secretarias municipais para cuidar das questões que nós cabem em relação ao mundial de futebol. "Temos ainda uma Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, que coordena esse trabalho em conjunto e sob o comando do Governo do Estado ", completou Siqueira.

Com relação à Copa do Mundo, o emissário do governo do Japão solicitou ao vice-prefeito Luciano Siqueira o apoio da Prefeitura no que se refere à segurança dos cerca de dez mil torcedores japoneses que virão a Pernambuco durante o mundial de futebol. Ele adiantou que membros da família real japonesa virão ao Recife assistir aos jogos da seleção do seu país e solicitou que os nobres japoneses sejam recebidos pelo prefeito Geraldo Julio.

O emissário do governo do Japão solicitou ao vice-prefeito Luciano Siqueira o apoio da Prefeitura no que se refere à segurança dos cerca de dez mil torcedores japoneses que virão ao estado durante o mundial de futebol. Ele adiantou que membros da família real japonesa virão ao Recife assistir aos jogos da seleção do seu País e solicitou que os nobres japoneses sejam recebidos pelo prefeito Geraldo Julio.

Kunio Umeda fez questão de agradecer ao Brasil pela contribuição para o desenvolvimento do futebol japonês. "Há 20 anos o futebol do Japão recebeu de técnicos e atletas brasileiros os ensinamentos não só sobre a técnica, mas sobre o espírito do futebol", disse, citando ainda nominalmente jogadores brasileiros que atuaram no Japão.