NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.15 - 17h06

O 3º Relatório Quadrimestral da Saúde do Recife tem aprovação da Câmara dos Vereadores

O instrumento de planejamento, para acompanhamento de gestão, obedece a Lei Complementar Nº 141, de 2012. (Foto: Divulgação)

Os recursos próprios aplicados em ações e serviços de saúde no Recife, o equivalente a R$ 435,1 milhões em 2014, representou 15,92% do total da receita arrecadada do município, ultrapassando o valor mínimo constitucional estabelecido por lei para a área que é de 15%, foram aprovados na manhã desta sexta-feira (27). Os números estão no 3º Relatório Quadrimestral da Secretaria de Saúde do Recife,apresentado pelo secretário Jailson Correia e equipe à Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, em reunião presidida pelo vereador Rogério de Lucca, no Plenarinho da Casa José Mariano. O instrumento de planejamento, para acompanhamento de gestão, obedece a Lei Complementar Nº 141, de 2012.

No período de setembro a dezembro de 2014, a Secretaria de Saúde do Recife realizou mais de 1,8 milhão de procedimentos ambulatoriais - consultas, exames, internamentos. No âmbito de obras foram entregues a Upinha Dia ACS Maria Rita, no Córrego do Euclides; a Unidade de Saúde da Família César Montezuma, localizada no edifício sede da Prefeitura do Recife; a requalificação da Unidade de Saúde da Família Morro da Conceição e a Upinha Dia Novo Jiquiá.

Foram citados ainda no Relatório, a realização de ações de saúde - incluindo campanhas de prevenção, ações de Vigilância em Saúde -, atividades educativas, mutirões de pequenas cirurgias, entre outros serviços. "A melhoria da qualidade dos serviços de saúde ainda é um grande desafio, mas as decisões estratégicas adotadas por esta gestão começam a dar resultados, mostrando que o setor da Saúde tem sido priorizado na administração", avaliou o secretário Jailson Correia, lembrando que 2014 foi um ano de orçamento difícil para a gestão.

O vereador Rogério de Lucca concordou que Recife tem avançado na melhoria da qualidade dos serviços de saúde e salientou que sempre que a equipe chega à Câmara para prestar contas, os indicadores apontam para o cuidado com a população. O secretário Jailson também falou dos avanços da dengue na capital e como a Secretaria tem trabalhado para, em parceria com a população, controlar o crescimento da doença.

A Secretária Executiva de Coordenação Geral, Joana Freire; a Gerente Geral de Atenção Integral à Saúde, Mônica Vasconcelos; e o Gerente Geral de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto André, que fez a apresentação dos dados, estavam presentes à reunião, entre outros gestores da Secretaria de Saúde do Recife.