NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.15 - 19h42

Recife Participa discutiu Infraestrutura e Educação nesta quinta-feira

Na segunda-feira (30), a rodada de plenárias passa vai ao Ibura de Cima e São José. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

O programa Recife Participa foi aos bairros de Areias e Santo Amaro, em mais duas plenárias do ciclo do Fórum Microrregional 2015. Os encontros, coordenados pela Secretaria de Governo e Participação Social, reuniram quase 400 pessoas para discutir prioridades para Infraestrutura e Educação, respectivamente para as Microrregiões 5.2 (Areias, Caçote, Estância e Jiquiá) e 1.1 (Bairro do Recife e Santo Amaro.

Em Areias, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Victor Vieira apresentou o planejamento de obras de pavimentação e contenção de encostas previsto para a área contendo mais de 60 iniciativas, antes de ouvir da população quais são suas necessidades atuais. "Estamos apresentando aqui o que temos hoje da URB, que também conta com tudo aquilo que vocês já priorizaram para Prefeitura nos últimos anos, mas nunca foi executado", disse.

O morador Severino da Costa questionou à prefeitura sobre a pavimentação das 1ª, 2ª e 3ª travessas da Justiça e Paz, no Caçote, e recebeu do secretário a explicação de que a obra faz parte de um pacote de obras para aquela microrregião que estão em fase de licitação ds projetos.

Outra demanda levantada pela população foi a obra de limpeza e dragam do Rio Jiquiá. Victor Vieira esclareceu que a Prefeitura já tem o projeto de dragagem do rio, orçado em R$ 16 milhões, pronto e está em fase de captação de recursos junto ao Governo Federal. O secretário de Infraestrutura informou ainda à população que a obra é prioridade dentro da Prefeitura e que o prefeito Geraldo Julio esteve na semana passada com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília, negociando a verba para dar inicio as obras.

Também participaram da plenária o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, a secretaria da Mulher, Elizabete Godinho, o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar e o vereador Jadeval de Lima.

Santo Amaro - Na quadra da escola municipal Aníbal Fernandes, em Santo Amaro, foi realizada a segunda reunião da semana sobre o tema Educação. O secretário Jorge Vieira apresentou as principais ações da pasta nos últimos dois anos, como a inauguração de sete creches-escolas, a entrega de tablets para todos os alunos do 6o. ao 9o. ano, o Passe Livre e iniciativas como a Classe Hospitalar, as Salas Bilingues, a Robótica na Escola e o programa Nas Ondas da Leitura.

"Em dois anos, nossa gestão já investiu cerca de R$ 132 milhões em educação, mais do que a soma dos 12 anos anteriores. Estamos construindo mais seis creches-escolas e seis novas sedes de unidades de ensino, sendo duas aqui no bairro: a Lutadores do Bem e a Santo Amaro. Além disso, temos três escolas de referência em obras, na Mangabeira, Jiquiá e Avenida do Forte", detalhou Jorge Vieira.

A moradora Edilene da Silva Andrade elogiou o prefeito Geraldo Julio por levar o Recife Participa às comunidades. "Pedimos aos secretários mais ações para nosso bairro. A Escola Herbert de Souza precisa de atenção", cobrou. Já André José Vieira, conhecido como "Macaxeira", destacou a necessidade de ampliar as vagas em creches e questionou como isso será feito. Por sua vez, Osmar Moraes Santos elogiou a construção das novas sedes das escolas no bairro e pediu mais agilidade nas obras. "Sabemos que não é fácil investir tanto na mesma região", reconheceu.

Participaram também da plenária a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna; e os secretários-executivos Gabriel Leitão (Governo e Participação Social), Carlos Muniz (Educação) e Darlan Sampaio (Juventude e Qualificação Profissional).

As próximas etapas do ciclo de plenária serão na segunda-feira (30). A comunidade de Lagoa Encantada, no Ibura de Cima, vai se reunir para discutir Saúde para a Microrregião 6.3. Enquanto, na área central do Recife, a Escola Estadual Joaquim Nabuco, em São José, recebe plenária sobre Pavimentação para a Microrregião 1.2.