NOTÍCIAS

| 27.03.15 - 16h07

​Vigilância Sanitária dá início a Operação Pescado no Recife

A fiscalização teve o objetivo de garantir a qualidade dos pescados vendidos à população no Mercado São José

A Operação Pescado promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Procon-PE e Delegacia do Consumidor, começou nesta sexta-feira (27), com ação no Mercado de São José. Os fiscais inutilizaram 800 gramas de camarão impróprios para o consumo.

Dois utensílios de madeira usados para abater o peixe foram recolhidos pelos fiscais. “O local para manipulação dos peixes não pode ser de madeira, e sim do tipo liso, facilitando a limpeza”, informou Adeílza Ferraz, gerente de Vigilância Sanitária do Recife. Para ela, os proprietários atenderam, em grande parte, as orientações fornecidas na capacitação oferecida aos permissionários de boxes dos mercados públicos, donos de supermercados e mercadinhos do Recife. “A preocupação maior era a questão da refrigeração dos pescados. O produto deve ficar no meio do gelo em escama, para evitar que se estrague”, explicou Adeílza.

Segundo a dona de casa Maria de Lourdes da Silva, 63 anos, a ação dos órgãos proporciona ao consumidor mais tranquilidade na hora de adquirir os pescados. “Pagar caro e comprar um peixe estragado não dá para o bolso da gente não. A gente passa a ficar mais critico em relação aos produtos”, disse Maria de Lourdes. A Operação Pescado segue até a Sexta-feira Santa realizando vistorias em peixarias, mercados públicos, supermercados e mercadinhos de toda a cidade.