Hora do Planeta comemorado com ação no Cais do Imperador
Por uma hora, o Cais do Imperador, no Centro, teve as luzes apagadas neste sábado (25) para a celebração da Hora do Planeta no Recife. O equipamento público municipal, no entanto, não ficou sem energia. É que a pedalada do público em duas bicicletas estáticas, acopladas a um gerador, garantiu eletricidade para um telão que exibiu filmes ligados à temática ambiental.
Às margens do Rio Capibaribe, o Cais do Imperador recebeu ainda pontualmente, das 20h30 às 21h30, sarau poético e disponibilizou lunetas para observação do céu noturno. O evento teve como encerramento um show acústico.
A prefeitura do Recife aderiu ao blecaute voluntário promovido pela Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) apagando também as seis mil lâmpadas de seu edifício-sede. O objetivo é conscientizar a população para as mudanças climáticas globais.
O fenômeno planetário é causado pelo aumento, na atmosfera, dos gases de efeito estufa (GEE). “A Prefeitura do Recife tem empreendido esforços. Estamos fazendo a nossa parte”, diz Maurício Guerra, secretário executivo de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.
Em dezembro de 2016, publicou o Plano de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) - Recife Sustentável e de Baixo Carbono. Desde abril de 2014, conta com a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014), que estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global.
A prefeitura já realizou, desde a publicação da lei, dois inventários de emissão de gases de efeito estufa da cidade. A eficiência energética para a redução do consu2mo também foi objetivo de um termo de cooperação firmado em fevereiro de 2017 entre a Prefeitura do Recife e a Celpe.
O acordo contempla a troca de 7,5 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e de 49 aparelhos de ar-condicionado no edifício-sede da PCR e na sede da Emlurb. A meta é atingir uma redução de 20% no consumo de energia.
Em março de 2017, a Prefeitura do Recife assinou acordo com o Ministério de Meio Ambiente (MMA) para a implantação de projeto de eficiência energética em duas unidades de saúde do Recife - as Policlínicas e Maternidades Professor Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, e Professor Barros Lima, em Casa Amarela.
A Estação Ecoturística Cais do Imperador também é um exemplo de sustentabilidade. Com 598 metros quadrados, utiliza lâmpadas LED, mais econômicas, e conta com estação de bombeamento e tratamento de esgoto, além de telhado verde. No local há um café-bar. A empresa, além de pagar um valor mensal à prefeitura, se responsabiliza pela manutenção e vigilância do local.