Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 27.03.17 - 16h31

Parque da Macaxeira recebe mais árvores

img_alt

Foram plantadas 40 mudas, todas de espécies de Mata Atlântica, no espaço público municipal (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

O Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte, recebe nesta segunda (27), 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O plantio, realizado ao longo do dia, é resultado de um projeto de compensação ambiental que inclui a manutenção das plantas pelo período de um ano.

O espaço público municipal recebeu cinco mudas de aroeira, cinco de ipê-roxo, seis de sibipiruna, quatro de pitanga, dez de pau-brasil e dez de pau-ferro. Por exigência da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, as mudas têm comprimento superior a 2,50 metros, uma garantia a mais da sobrevivência da planta.

A exigência do plantio se deve a uma autorização concedida ao Ministério Público do Trabalho. Em 2015, para a realização de obras de reforma, a Procuradoria Regional do Trabalho precisou erradicar dois oitizeiros da sua sede, na Rua 48, No Espinheiro.

O termo de ajustamento de conduta foi celebrado entre o Ministério Público de Pernambuco, o Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente do Recife e Empresa Municipal de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

A exigência, nesses casos, é o plantio de pelo menos duas árvores para casa árvore erradicada. Inicialmente o Ministério Público do Trabalho se comprometeu a plantar 20 árvores, num local indicado pela Prefeitura do Recife, com altura mínima de quatro metros. Como teve dificuldade para encontrar plantas com essa especificação, foi realizado um termo aditivo ao TAC, reduzindo a altura e duplicando a quantidade de mudas.

O PARQUE

O Parque Urbano da Macaxeira foi escolhido pela Prefeitura do Recife pela disponibilidade de área para plantio. Construído pelo Governo do Estado e gerido desde 2014 pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, é localizado na Avenida Norte e possui vários atrativos de desporto como campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate, bicicross, cooper com 1.500 metros, ciclovia com 1.500 metros, parques infantis, anfiteatro, banheiros públicos, praça de alimentação, sala de administração, guaritas de segurança e Academia Recife. O local fica aberto todos os dias das 5h às 23h.