Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.03.23 - 11h27

Prefeitura do Recife promove 1ª Semana da Saúde da Juventude com serviços, oficina e rodas de conversa para a população de 15 a 29 anos

img_alt

A programação, que acontece amanhã (terça,28), quinta (30) e sexta-feira (31), terá serviços sendo oferecidos nos bairros da Boa Vista, Iputinga, Santo Antônio e Pina. (Foto: Ikamahã/Sesau Recife)


Pela primeira vez, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove a Semana da Saúde da Juventude, com o objetivo de ofertar atividades de educação em saúde para a população jovem de 15 a 29 anos. A programação, que acontece na próxima terça (28), quinta (30) e sexta-feira (31), terá serviços sendo oferecidos nos bairros da Boa Vista e Santo Antônio, ambos na área central do Recife, Iputinga, na Zona Oeste, e Pina, na Zona Sul. A ação acontece durante a 6ª Semana da Juventude, promovida pela Secretaria Executiva de Juventude. 

Na terça-feira, abrindo o cronograma, a partir das 10h, no Parque 13 de Maio, na Boa Vista, haverá testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de kits de saúde bucal, preservativos e gel lubrificante para a juventude em situação de rua. À noite, a partir das 18h, a Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, reunirá os jovens para uma roda de conversa sobre Saúde e Violência Contra a Mulher, além de oferecer oficina de turbante e testagem rápida para IST.

Já na quinta-feira (30), que também marca o Dia Mundial da Juventude, uma roda de conversa será realizada no Armazém do Campo, no bairro de Santo Antônio, às 19h, sobre Juventude Negra e Racismo Religioso na Saúde. Na sexta-feira (31), encerrando a Semana, a Livroteca Brincante do Pina, no bairro de mesmo nome, terá testagem para detecção de IST a partir das 14h. 

As ações da 1ª Semana da Saúde da Juventude são realizadas pelas Secretaria Executivas de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, por meio das suas políticas de IST, HIV e Aids; da População Negra; da População LGBT; da População em Situação de Rua; do Adolescente e do Jovem; de Saúde da Mulher e de Saúde Bucal. 

SEMANA DA JUVENTUDE - A criação da Semana da Saúde da Juventude está prevista no Plano Decenal de Políticas Públicas de Juventude do Recife, representando uma demanda dos jovens por meio de suas representações na Conferência Municipal de Juventude. Este ano, a 1ª Semana da Saúde para esse público acontece juntamente com a 6ª Semana da Juventude, construída pela Secretaria Executiva de Juventude, no período de 27 a 31 de março de 2023.

 

Confira a programação: 

28/03 - Parque 13 de Maio: R. Mamede Simões, 111, Boa Vista - testagem de IST, distribuição de kits de saúde bucal e de prevenção de IST (preservativo e lubrificante) para a juventude em situação de rua; 

28/03 - Escola Municipal Diná de Oliveira (18h): Rua São Mateus, S/N, Iputinga - Roda de conversa sobre saúde e violência contra a mulher; oficina de turbante e testagem rápida para IST; 

30/03 - Armazém do Campo (19h): Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônio - Atividade Juventude Negra e Racismo Religioso na Saúde. Temática: Justiça Reprodutiva; 

31/03 - Livroteca Brincante do Pina (14h): Rua Artur Lício, 291, Pina -Testagem para IST