Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 27.03.23 - 21h47

Recife integra Programa Turismo Futuro do Brasil

img_alt

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, foi selecionada para o programa que busca fortalecer e consolidar as cidades enquanto Destinos Turísticos Inteligentes. No País, 12 municípios foram selecionados para participar de projeto (Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR)

O Recife foi selecionado para o Programa Turismo Futuro do Brasil, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, foi selecionada para fazer parte deste programa que tem como objetivo principal fomentar as diretrizes de um Destino Turístico Inteligente (DTI), como acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia, criatividade, entre outros. No Brasil, 12 municípios foram selecionados para desenvolver o turismo e melhorar a experiência dos visitantes.

 

As cidades convocadas contarão com o apoio de uma consultoria externa que, em parceria com representantes dos setores público e privado e do terceiro setor desses municípios, irá desenhar e/ou atualizar suas estratégias de desenvolvimento turístico.

 

Dentro do Programa, serão construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação. Todo o trabalho será uma construção conjunta com as cidades, para que as ações de fato atendam às diferentes realidades locais e tenham continuidade ao longo do tempo.

 

A convocatória teve duas fases: primeiro, os destinos interessados submeteram um conjunto básico de informações e, depois, as localidades pré-selecionadas tiveram de apresentar um dossiê mais detalhado sobre suas potencialidades e desafios. O painel de seleção das distintas etapas contou com a participação de especialistas do BID, do Sebrae Nacional e suas unidades estaduais e de instituições parceiras, como o Ministério do Turismo, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur).

 

DTI EM TRANSFORMAÇÃO - O selo do DTI em Transformação foi oficializado ao Recife em agosto do ano passado, mas o processo já tramitava desde 2022 quando o prefeito João Campos assinou uma Declaração de Compromisso com o MTur para desenvolvimento e transformação do Recife enquanto destino-piloto no modelo de DTI no Brasil.

 

A chancela faz da cidade um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, se comprometendo com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas. No modelo adaptado à realidade brasileira são trabalhados nove pilares: governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação.

 

Entre os objetivos principais de um destino turístico deve estar oferecer uma experiência mais enriquecedora para quem o visita e, ao mesmo tempo, garantir que os impactos positivos do turismo tragam benefícios para a vida dos cidadãos.

ASSUNTOS: