NOTÍCIAS

Esportes | 27.04.11 - 15h03

Escola Municipal comemora Dia Mundial do Livro com Concerto de Leitura

Discussões, oficinas, passeios literários e encontros com escritores fazem parte da programação da atividade

Os estudantes da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina, estão comemorando o Dia Mundial do Livro (23 de abril) da melhor forma: lendo. Nesta quarta-feira (27) começou o 4º Concerto de Leitura, através do qual, até a próxima sexta-feira (29), as crianças da unidade de ensino participam de uma intensa programação que inclui discussões, oficinas, passeios literários e encontros com escritores. O evento é realizado todos os anos.

O espaço de leitura não é apenas a biblioteca ou as aulas de língua portuguesa, mas, em todas as disciplinas. E o estimulo para ler pode ser feito tanto no dia a dia, quanto em eventos como eventos como esse”, disse a coordenadora da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, Verônica Costa.

Uma das novidades desta edição é a parceria com a União Brasileira de Escritores (UBE). “Todos saem ganhando, tanto as crianças que ampliam horizonte com a relação com o estudo, quanto o escritor, pois, acontece a formação de platéia. A gestão está de parabéns em promover a construção da sociedade, afinal, cidadão mais consciente é também mais forte”, falou o presidente da UBE, Alexandre Santos.

As atividades começaram com a apresentação da Bandinha do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC), seguida pela participação do escritor Luciano Pontes que, junto com a artista Adriana Milet, “catou” um pouco da história do seu livro infantil “Ouvindo as Conchas do Mar”. A obra foi adotada pelo Programa Manuel Bandeira, e é lida pelos alunos e alunas do Ciclo 3 (antiga 5ª série). “A idéia é muito boa porque ajuda a divulgar e pensar o livro como objeto fundamental de aprendizado”, opinou Luciano Pontes, que escreve há oito anos e já tem sete livros publicados.

Entusiasmados, os estudantes aplaudiam e cantavam junto com a dupla. “Muito legal a apresentação deles. Agora quero ler o livro”, disse Lenyk Rafael, de 9 anos. Drielly Batista, também de 9 anos, também aprovou a atividade. “Com musica e diversão fica mais facil e melhor de aprender”, opinou.

Nesta quarta, a programação segue com os escritores e poetas Marcos DMorais, à tarde, e , à noite, Paulo Moura. Ainda à tarde, os alunos do 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série) visitarão a sede da UBE, em Casa Forte, onde participarão do projeto Quarta às Quatro. Na ocasião os estudantes vão conversar com escritores e sócios da instituição e participarão de discussões sobre literatura.

Também participam do 4° Concerto de Leitura os escritores: Fernando Farias, Wellington de Melo, Jeane Siqueira, Luciene de Freitas, Thelma Linhares, Maria Amélia de Almeida, Socorro Miranda, Isabelle Leite, Bruno Piffardini e Edgar Diniz.

MAIS FOTOS

Escola Municipal comemora Dia Mundial do Livro com Concerto de Leitura Confira AQUI Concerto de Leitura