João da Costa prestigia encerramento de encontro sobre mobilidade e sustentabilidade
Cerca de 200 profissionais em mobilidade e desenvolvimento sustentável, 20 palestrantes e organizadores, e 180 credenciados participam do evento
O prefeito do Recife, João da Costa, prestigia o encerramento, nesta quarta-feira (27), do Seminário Internacional Mobilidade Desenvolvimento Sustentável, promovido pela PCR - por meio do Instituto Pelópidas Silveira (ICPS), em parceria com o Consulado Geral da França para o Nordeste e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento acontece às 13h, no auditório do Porto Digital, no bairro do Recife (antigo edifício-sede do Bandepe).
Cerca de 200 profissionais em mobilidade e desenvolvimento sustentável, 20 palestrantes e organizadores, e 180 credenciados participam do evento, cujo objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências entre a França e o Brasil no desenvolvimento sustentável. As pertinências dos temas discutidos durante o evento perpassaram pelas questões que envolvem o crescimento econômico da capital pernambucana e a organização da Copa do Mundo 2014 – do qual Recife é uma das cidades anfitriãs.
Com o intuito de compartilhar conhecimentos e experiências entre o Brasil e a França, o evento teve palestrantes como Milton Botler, presidente do Instituto Pelópidas Silveira; Pierre Fernandez, Adido Cultural da França do Nordeste; professores de Arquitetura da Universidade de Paris-Est, na França; além de expositores da Universidade Federal de Pernambuco.
Entre os objetivos pretendidos, a partir dos diálogos no seminário, estão: promoção de cooperação franco-brasileira descentralizada entre instituições; identificação de possíveis ações científicas e universitárias para atuar no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade; e elaboração de grupo de trabalho para responder a edital do Ministério Francês das Relações Exteriores sobre o assunto.
Plano de Mobilidade – Já atuando no que concerne à temática, no último mês de fevereiro foi lançado o “Plano de Mobilidade do Recife”, desenvolvido pelo Instituto da Cidade do Recife, com o objetivo promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população, dando acesso aos serviços de saúde, educação, lazer e oportunidades de trabalho e renda. Criando, assim, interação dos deslocamentos de pessoas e bens, a partir da melhoria na infraestrutura da malha viária recifense.
Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira - nasceu com o objetivo de pensar o Recife do Futuro. Uma cidade moderna, que tenha como premissas a preocupação com o bem-estar de seu cidadão, com o meio ambiente, as áreas de interesse histórico-social e com o crescimento ordenado e sustentável, respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor.